Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCamara, Guilherme Dornelaspt_BR
dc.contributor.authorPagliari, Júlia Andradept_BR
dc.date.accessioned2020-01-15T04:15:18Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204265pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender quais são e como se manifestam as estratégias de internacionalização da Escola de Administração da UFRGS com o intuito de colaborar para o seu desenvolvimento. O referencial teórico teve como base os estudos sobre estratégia de Henry Mintzberg, assim como a internacionalização como estratégia nas instituições de ensino superior e em relação aos benefícios da mesma para a comunidade acadêmica. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com professores ligados à internacionalização da EA e estudantes da graduação em administração envolvidos com processos de mobilidade acadêmica. Através das análises das entrevistas, se buscou relacionar as iniciativas e ações de internacionalização da Escola com as definições de estratégia segundo Mintzberg. Foram identificadas estratégias empreendedora, guarda-chuva, emergente e deliberada ao longo das análises do contexto de internacionalização da Escola de Administração. Por fim, foram elaboradas sugestões de ações e iniciativas a serem realizadas em busca de maiores contribuições para maior articulação da internacionalização da EA.pt_BR
dc.description.abstractThe present study seeks to understand what are and how the strategies of internationalization of the School of Administration of UFRGS are manifested in order to collaborate for its development. The theoretical framework was based on the studies of strategy of Henry Mintzberg, as well as the internationalization as strategy in the institutions of higher education and in relation to the benefits of the same for the academic community. A qualitative research was carried out, with semi-structured interviews with teachers related to the internationalization of EA and undergraduate students in administration involved with processes of academic mobility. Through the analysis of the interviews, we sought to relate the initiatives and actions of internationalization of the School with the definitions of strategy according to Mintzberg. Entrepreneurial, umbrella, emergent and deliberate strategies are identified, throughout the analysis of the context of internationalization of the School of Administration. Finally, suggestions were made for actions and initiatives to be carried out in search of greater contributions to better articulate the internationalization of EA.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectInternacionalizationen
dc.subjectStrategyen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectCurso de graduaçãopt_BR
dc.subjectAcademic mobilityen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectAdministration schoolen
dc.titleA estratégia de internacionalização da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107990pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem