Repositório Digital

A- A A+

Nas teias da economia : o papel das redes sociais e da reciprocidade nos processos locais de desenvolvimento

.

Nas teias da economia : o papel das redes sociais e da reciprocidade nos processos locais de desenvolvimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Nas teias da economia : o papel das redes sociais e da reciprocidade nos processos locais de desenvolvimento
Outro título The economic web: social network and reciprocity relations inside local development
Autor Radomsky, Guilherme Francisco Waterloo
Schneider, Sergio
Resumo O trabalho aborda o tema das redes sociais de trabalho sob o ângulo das relações de reciprocidade. A partir de um estudo de caso no município de Veranópolis, Rio Grande do Sul, o artigo procura compreender a importância das relações de reciprocidade para a constituição de redes de trabalho ligadas a comerciantes, a indústrias de fusão de aços e a indústrias de calçados e artigos esportivos. Pretende-se demonstrar que, apesar de uma origem social comum, as diferentes redes de trabalho apresentam distintas características no que diz respeito a formas de trabalho, modo de operação e regulação da concorrência entre os empreendimentos. No caso estudado, o conjunto de relações em rede é responsável pelo dinamismo do mercado de trabalho e pela diferenciação da economia local, uma vez que articula os atores que compõem o tecido social e exerce efeitos relevantes para o desenvolvimento do território como um todo.
Abstract The paper analyses social networks from a point of view that highlights reciprocity relations. Applying a case studyin Veranópolis municipality, Rio Grande do Sul, the paper find out to understand the importance of reciprocity relations in the constitution of labour networks engaged to trading, micro fusion industries, shoes and sporting goods industries. The analysis aims to demonstrate that even though the existence of a common social origin, labour networks show different characteristics that refer to labour forms, modes of operation and competition regulation between the entrepreneurships. In this study, the set of network relations is responsible for providing dynamism to the labour market as well as for the differentiation of the local economy, articulating actors who constitute social ties and exercise relevant effects to territorial development as a whole.
Contido em Sociedade e estado. Brasília, DF. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2007), p. 249-284
Assunto Brasil
Reciprocidade
Redes sociais
Territorio
[en] Reciprocity
[en] Social networks
[en] Territory
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20533
Arquivos Descrição Formato
000627029.pdf (371.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.