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dc.contributor.advisorMasuero, Joao Ricardopt_BR
dc.contributor.authorMariani, Juliano Neme Costapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T04:21:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205753pt_BR
dc.description.abstractDiante das demandas e exigências presentes no mercado de trabalho, foram homologadas em 23 de abril de 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs de Engenharia), as quais visam promover um ensino não somente focado em conhecimentos técnicos e exatos, mas que também estimule o desenvolvimento de soft skills - definidas como habilidades sociais ou competências comportamentais. É esperado que essas medidas resultem numa formação mais humanística e empreendedora, propiciando aos alunos a capacidade de administrar situações complexas, fazendo uso de conhecimentos, habilidades e atitudes. O presente estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico do cenário atual através das percepções de alunos e professores da UFRGS quanto às competências comportamentais (soft skills) em relação a sua importância, nível de desenvolvimento nos planos pedagógicos de curso atuais e com maior possibilidade de implementação nas disciplinas dos cursos de Engenharia. Foram identificadas também identificadas disciplinas e projetos que são percebidas como apresentando sucesso para o desenvolvimento de soft skills, bem como sugestões de professores sobre práticas pedagógicas que venham sendo ou possam ser implementadas nas cadeiras as quais lecionam. Através de análises quantitativas, foram ordenadas as competências de acordo com as notas de importância atribuídas pelos grupos amostrais e foi observado que há divergência na percepção de alunos e professores sobre o tema. Análises qualitativas evidenciaram de forma mais detalhada algumas percepções de decentes e discentes sobre a importância, necessidade e possibilidade de melhorar o cenário atual no que diz respeito ao desenvolvimento dessas competências. Por fim, professores indicaram práticas principalmente relacionadas à aprendizagem ativa, as quais acreditam impactar positivamente na formação dos estudantes universitários no tocante às competências comportamentais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.titleAs competências comportamentais e o ensino de engenharia : percepção de alunos e professores sobre as possibilidades de desenvolvimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzopt_BR
dc.contributor.advisor-coTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.identifier.nrb001111951pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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