Repositório Digital

A- A A+

A relação entre pesquisadores e escolas públicas : um diálogo a partir do tempo livre

.

A relação entre pesquisadores e escolas públicas : um diálogo a partir do tempo livre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação entre pesquisadores e escolas públicas : um diálogo a partir do tempo livre
Outro título The relationship between researchers and public schools: a dialogue issuing from free-time
Autor Castellá Sarriera, Jorge
Zandonai, Zuleika Köhler Gonzales
Hermel, Júlia Schneider
Mousquer, Paula Nunes
Coelho, Roberta Paula Schell
Resumo Este artigo é um relato de experiência no desenvolvimento da pesquisa intitulada: Tempo Livre de Adolescentes de Classe Popular: Bem-estar ou Comportamento de Risco? A partir da apresentação e discussão dos resultados com as escolas participantes deste estudo, despertou-nos o interesse de refletir sobre a relação entre Universidade – Escolas Públicas. Através do encontro destes dois territórios se estabeleceu um espaço propício para problematizarmos temas como: controle das instituições dirigido aos alunos; a passividade destes nas suas escolhas pessoais; o estranhamento das escolas diante do novo, daquilo que coloca em risco sua autoridade e poder; e as expressões e atitudes destes adolescentes uma vez inseridos numa prática reflexiva.
Abstract This article is a report of our experience as researchers in Community Psychology involved with a project entitled “Lower Classes Adolescent’s Free Time: Well-being or Risk Behavior?” The presentation and discussion of its results incited us to investigate the connection between University and Public Schools. The meeting of these two territories established a propitious space to discuss subjects such as: the control of students by the institutions; the passivity of students concerning their own personal choices; the discomfort of the school in face of changes, that may challenge its authority and power; and the expressions and attitudes of these adolescent’s once they’re included in the practice of contemplation.
Contido em Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 19, n. 1 (jan./abr. 2007), p.85-89.
Assunto Adolescente
Escola pública
Relações pesquisador-sujeito
Tempo livre
[en] Free-time
[en] Reports of experience
[en] School research
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20623
Arquivos Descrição Formato
000645472.pdf (74.15Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.