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dc.contributor.advisorJunqueira Filho, Gabriel de Andradept_BR
dc.contributor.authorMacedo, Ana Luísa Rosa dept_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T04:14:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206723pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho surge da seguinte pergunta: Como uma professora que atua na Educação Infantil, mais precisamente, na pré-escola, pode compor a rotina diária de uma turma, de modo a contemplar o protagonismo tanto das crianças quanto o dela, nas relações cotidianas desses sujeitos entre si, com os saberes e os conhecimentos que intermediam essas relações? A resposta a essa pergunta foi sendo elaborada concomitantemente, tanto a partir dos estudos sobre criança e infância (Corsaro, 2011; Sarmento, 2011; ​Hohmann, M.; Weikart, D., 2003​), cotidiano (Heller, 2004;), rotina (Barbosa, 2006), protagonismo compartilhado (Gaulke, 2012; Meirieu, 1998), participação (Vasconcelos, 2015), planejamento e projetos de trabalho pela via das linguagens geradoras (Junqueira Filho, 2005), quanto da minha atuação como professora-estagiária de um grupo de crianças de cinco a seis anos, ao longo do estágio obrigatório do curso de Pedagogia, entre abril e julho de 2019, numa escola de Educação Infantil da rede municipal de Porto Alegre-RS. Metodologicamente, utilizei como instrumentos de geração de dados, o levantamento bibliográfico e a recuperação, organização, seleção e análise de documentos produzidos durante a realização do estágio, a saber, planejamentos semanais, anotações e reflexões por escrito feitas em diário de campo, relatório final de estágio, fotografias e vídeos. Ao final do estágio, do exercício diário de composição, vivência e avaliação da rotina e dos estudos, concluo que é possível, desejável e necessário convidar as crianças a organizarem a rotina diária, vivenciando na prática os princípios do protagonismo compartilhado entre professor, alunos e conhecimento, me encorajando e as crianças a nos aventurarmos nas reflexões e descobertas para a composição e vivência do nosso cotidiano e rotina na escola de Educação Infantil. Um dos desafios que mais nos provocou e nos exigiu atenção, paciência, delicadeza e dedicação foi em relação ao entendimento do que era consenso e flexibilidade, diante do fluxo de múltiplas e diferentes opiniões, tanto das crianças quanto minhas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.titleComposição conjunta da rotina diária : um relato sobre protagonismo compartilhado em Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113572pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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