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dc.contributor.authorNardi, Henrique Caetanopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:16:09Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0102-7182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20678pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é descrever problematizando o cotidiano da construção de uma pesquisa que, ela mesma, busca entender como se produz, a partir da implantação de políticas públicas, ações sobre um cotidiano naturalizado de discriminações de caráter homofóbico e sexista nas escolas do Brasil e da França. Além de apresentar informações e hipóteses que emergem do trabalho de campo, a intenção do texto é apresentar os desafios de uma pesquisa que mergulha no cotidiano de culturas e contextos socio-econômicos distintos. A análise da utilização da ferramenta da comparação, pensada como efeito de distorção da imagem no espelho e colocação em suspenso de formas pré-construídas de compreensão do vivido, indica que uma intervenção analítica desta ordem permite, de forma distinta da pretensão de generalização pópria a um exercício de comparação de base positivista, a desnaturalização de formas de pesquisar e de compreender as problemáticas sobre as quais nos debruçamos.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this article is to describe and problematize the quotidian of producing a research, which, in itself, seeks to understand how naturalized homophobic and sexist discriminatory actions are produced in the quotidian of schools in Brazil and France, based on the implementation of public policies. Besides presenting information and hypotheses derived from fieldwork, the intention of this text is to present the challenges of a research that immerses into the quotidian of different socioeconomic and cultural contexts. The analysis of using the comparative tool, considered as having a distortion effect of an image in the mirror and suspension effect of pre-constructed forms of comprehension of what is experienced, indicates that this order of analytic intervention allows to denaturalize research practices and the understanding of problems, distinctively from positivist comparison exercises that intend to generalize.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 20, nesp ( 2008), p. 12-23.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHomophobiaen
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectComparisonen
dc.subjectEstudo comparativopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQuotidianen
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectDiferenças interculturaispt_BR
dc.titleO estatuto da diversidade sexual nas políticas de educação no Brasil e na França a comparação como ferramenta de desnaturalização do cotidiano de pesquisapt_BR
dc.title.alternativeSexual diversity status in Brazil’s and France’s educational policies: comparison as a denaturalizing tool for the quotidian of researchen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000663813pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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