Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDe Nardin, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorSordi, Regina Orglerpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:16:10Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0102-7182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20680pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivos precípuos: apresentar e discutir as formas de atenção e suas relações com a aprendizagem na contemporaneidade, buscando fazer aproximações com duas formas de construção subjetivas: a pedagógica e a informacional. Pretende-se apresentar, em seguimento, os resultados de um estudo piloto realizado em uma primeira série do ensino fundamental. O objetivo da pesquisa foi estudar os modos de atenção dispensados por alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem e analisar seus desdobramentos. O estudo sugeriu que a sala de aula pode ser um espaço de aprendizagem de um modo de atenção aberto à invenção, a medida que se torna possível experimentar, principalmente, o acolhimento do inesperado, que surge num momento de ruptura do foco atencional, e a instalação de uma dinâmica de atuação comunicativo-dialógica-interacional, que implica na valorização do pensamento e do princípio de co-operação.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this paper is to discuss the ways attention has been understood and its relations with learning in the contemporary world, by trying to relate it with two ways of subjective constructions: the pedagogic and the informational. Following is the presentation of the results of a pilot study done with the first grade of a grammar school. The purpose of the research was to study the ways attention was experienced between students and teachers during the learning process and analyze its development. It suggested that the classroom could be a space of learning of an attention open to invention as long as it is possible to experience the sudden reception that emerges from a rupture of the focus. Also, it suggested the need of a dialogical dynamics of communication based on the principle of interaction and co-operation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2008), p. 53-61.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcessual learningen
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectPedagogicen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInformational subjectivityen
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInventive attentionen
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectRecognitiveen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleAprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacionalpt_BR
dc.title.alternativeThe learning of attention and pedagogic and informational subjectivities en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000664184pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples