Repositório Digital

A- A A+

Leituras para (re)pensar o trabalho coletivo dos professores de educação física

.

Leituras para (re)pensar o trabalho coletivo dos professores de educação física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Leituras para (re)pensar o trabalho coletivo dos professores de educação física
Outro título Lecturas para (re) pensar el trabajo colectivo de los profesores de educación física en la red de enseñanza del municipio de Porto Alegre
Outro título Readings to (re)think the collective work of physical education teachers in the education network in the municipality of Porto Alegre
Autor Bossle, Fabiano
Molina Neto, Vicente
Resumo Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre o trabalho coletivo na educação física escolar brasileira. O objetivo é revisar, nas produções da Área de Conhecimento da Educação Física e Ciências do Esporte, as abordagens sobre o trabalho coletivo. Foram analisados os anais de três congressos da área de conhecimento da educação física e ciências do esporte nos anos de 2006 e 2007, livros e teses e dissertações. Foi possível identificar o contexto em que emerge as discussões sobre trabalho coletivo na educação física escolar brasileira e o espaço que esta temática tem ocupado na produção desta Área de Conhecimento, nos dias de hoje, bem como uma “simbiose” entre trabalho coletivo na educação física e propostas político-pedagógicas fundamentadas na horizontalização das relações na escola.
Abstract This article is a literature review of the collective work in the school physical education in Brazil. It aims to review, in the productions of the Area of Knowledge of Physical Education and Sports Sciences, the approaches on the collective work. We analyzed the annals of three congresses of the area of knowledge of the physical education and sport sciences in 2006 and 2007, in addition to books, theses and dissertations. It was possible to identify the context in which discussions on collective work in school physical education in Brazil emerges and the space this topic has currently occupied in the production of this Area of Knowledge, as well as a “symbiosis” between collective work in physical education and political and pedagogical proposals based on the horizontalization of relationships in schools.
Resumen Este artículo es una revisión de la literatura sobre el trabajo colectivo en la escuela brasileña de educación física. El objetivo es revisar la producción del Área de Conocimiento de la Educación Física y Deporte Ciencias de los enfoques sobre el trabajo colectivo. Se analizaron las actuaciones de tres conferencias en el área de conocimiento de la educación física y el deporte ciencia en los años 2006 y 2007, los libros y tesis y disertaciones. Es posible identificar en el que surgen los debates sobre el trabajo colectivo en la educación física escolar y el espacio brasileño que este tema ha ocupado en este ámbito de producción de conocimiento hoy en día, así como una “simbiosis” entre el trabajo colectivo en la educación física y el políticas y propuestas pedagógicas basadas en las relaciones “horizontalisation” en la escuela.
Contido em Movimento, Porto Alegre. Vol. 15, n. 3 (jul./set. 2009), p. 89-107.
Assunto Docentes
Educação física escolar
[en] Faculty
[en] Physical education school
[en] Review literature as topic
[es] Educación física escolar
[es] Literatura de revisión como asunto
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20814
Arquivos Descrição Formato
000715585.pdf (183.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000715585-02.pdf (83.95Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.