Repositório Digital

A- A A+

Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura

.

Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
Outro título Social Competence, school inclusion and autism: critical literature review
Autor Camargo, Síglia Pimentel Höher
Bosa, Cleonice Alves
Resumo O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode proporcionar a essas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitações metodológicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil.
Abstract Autism is a condition characterized by an atypical development in the social interaction and communication, and by a remarkably restricted repertoire of activities and interests. These characteristics can lead the child and her family to a continuous isolation. However, it is believed that the school inclusion can provide these children opportunities to be with others of the same age group, allowing the development of the social competence and learning. The aim of this study was to critically review the literature on the concept of social competence and school inclusion in the area of autism. Few studies were identified about this topic, but with methodological limitations. This situation points to the need of studies that demonstrate the autistic children’s interactive potentialities and the possibility of their inclusion in the mainstream school, since early education.
Contido em Psicologia & sociedade. São Paulo SP. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2009), p.65-74.
Assunto Autismo
Habilidades sociais
Inclusão social
[en] Autism
[en] School inclusion
[en] Social competence
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20834
Arquivos Descrição Formato
000718941.pdf (400.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.