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dc.contributor.authorSampaio, Claudio Hoffmannpt_BR
dc.contributor.authorSanzi, Gianpietropt_BR
dc.contributor.authorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorPerin, Marcelo Gattermannpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:16:59Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0034-7590pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20870pt_BR
dc.description.abstractEste artigo explora o tema das experiências dos consumidores nos ambientes físicos oferecidos pelas empresas de serviços, avaliando o impacto de fatores visuais de design sobre a percepção de valor por parte dos clientes de um ponto de venda com autosserviço. Foram identificados os valores de compra dos usuários e as características de design percebidas no âmbito do varejo de autosserviço, envolvendo leiaute, sinalização e iluminação presentes no ambiente. O valor de compra, considerado uma resposta interna do consumidor ao ambiente de varejo, incluiu dimensões utilitárias e hedônicas. O método aplicado foi o cross-sectional survey, com a aplicação de questionário a 274 estudantes universitários, os quais manifestaram sua percepção de três diferentes livrarias com autoatendimento, ilustradas por fotos. Os resultados obtidos apontaram quatro características de design com influência significativa na formação de valor de compra dos consumidores sob a perspectiva utilitária e hedônica.pt_BR
dc.description.abstractThis paper explores the theme of consumer experience in the physical environment offered by service companies. The research evaluated the influence of design characteristics on the perception of value by customers of self-service retail purchases. We identified the consumer purchase values and the design characteristics perceived in the context of self-service retail, regarding lay-out, signage and illumination in the environment. The applied method was a cross-sectional survey, with a sample of 274 undergraduate students, who manifested their perceptions of three different self-service bookstores, illustrated with photos. The results pointed out to four design characteristics with significant influence on the formation of value of the consumer’s purchase from both the functional and hedonic perspectives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração de empresas. Vol.49, n.4, (out./dez. 2009), p.373-386pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectDesign characteristicsen
dc.subjectConsumer purchase valuesen
dc.subjectValor agregadopt_BR
dc.subjectPercepção do consumidorpt_BR
dc.subjectHedonic valueen
dc.subjectUtilitarian valueen
dc.subjectBookstoreen
dc.titleFatores visuais de design e sua influência nos valores de compra do consumidorpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of perceived design characteristic on customer’s purchase values en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000726461pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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