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Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner

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Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner

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Título Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
Outro título Early childhood education and motor intervention : a view based on the bioecological theory of Bronfenbrenner
Outro título Educación infantil e intervención motriz: una mirada a partir de la teoría bioecológica de Bronfenbrenner
Autor Spessato, Barbara Coiro
Valentini, Nadia Cristina
Krebs, Ruy Jornada
Berleze, Adriana
Resumo Este estudo investigou a relação entre o enriquecimento do contexto da creche e a legislação vigente. Três estudos de caso com bebês foram conduzidos no paradigma da Teoria Bioecológica. Os resultados demonstraram que os bebês apresentaram novas competências de manipulação, controle postural e interação social. Entretanto a qualidade dos cuidados oferecidos na creche era restrita à higiene e alimentação. A intervenção pode ser implementada no espaço da creche; entretanto faz-se necessário se fazer cumprir a legislação no que diz respeito à formação e capacitação de educadores e à razão criança-educadores para efetivamente transformar o caráter assistencialista da educação infantil.
Abstract This study investigated the relationship between the enrichment of the environment context of day care centers and the law in force. Three case studies were conducted with babies in the paradigm of the Bioecological Theory. The results showed that the babies presented new manipulative skills, postural control and social interaction. However, the quality of the care offered in the daycare was restricted to hygiene and nutrition. The intervention can be implemented in the daycare; however, it is necessary to enforce the law regarding the training of the educators and the child/educator ratio in order to effectively transform the assistencialist character of the early child education.
Resumen El estudio ha investigado la relación entre enriquecimiento del contexto de la guardería infantil y la legislación vigente. Tres estudios de caso con bebés fueron conducidos en el paradigma de la Teoría Bioecológica. Los resultados han demostrado que los bebés presentaron nuevas competencias de manipulación, control postural e interacción social. Sin embargo, la calidad de los cuidados que brinda la guardería era restricta a higiene y alimentación. La intervención puede ser implementada en el espacio de la guardería; pero es necesario hacer cumplir la legislación con respecto a la formación y capacitación de educadores y razón niñoseducadores para efectivamente transformar el carácter asistencialista de la educación infantil.
Contido em Movimento. Vol. 15, n. 4, (out./dez. 2009), p. 147-173
Assunto Creche
Educação infantil
Legislação
[en] Day care centers
[en] Early childhood education
[en] Early intervention (Education)
[en] Legislation as a subject
[es] Crianza del niño
[es] Intervención precoz (Educación)
[es] Jardines infantiles
[es] Legislación como asunto
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20880
Arquivos Descrição Formato
000728516.pdf (553.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000728516-02.pdf (1.435Mb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

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