Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, Ana Tércia Lopespt_BR
dc.contributor.authorLemos, Ilsa Solka dept_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1676-6016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20899pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta ferramentas de gestão para organizações contábeis, que visam melhorar a performance de produtividade, competitividade e desempenho econômico-financeiro pela agregação de valor e minimização de riscos. Tais ferramentas foram pesquisadas com base em bibliografia clássica de gestão organizacional e na literatura moderna e dinâmica formada por revistas, artigos e periódicos buscando apresentar uma estrutura conceitual abrangente e atualizada sobre o tema. O artigo inicia traçando uma visão do cenário atual das organizações contábeis, abordando questões mercadológicas de demanda e de concorrência que afetam o desempenho e a expansão dos negócios. A identificação das principais características do setor de serviços e suas peculiaridades também são apresentadas numa análise setorial do ambiente de atuação das organizações contábeis. Na sequência são apresentadas as ferramentas de gestão sugeridas como modelos de metodologias administrativas para estruturar a forma de atuação e de procedimentos nas organizações contábeis estabelecidos e consagrados em uma amplitude representativa de empresas. Inicia-se com a governança corporativa, apresentando conceitos e recomendações de ordem prática a serem implementados na busca da otimização das relações entre sócios, acionistas, clientes, fornecedores, credores, funcionários, comunidade, governo e concorrentes, na busca da equidade e da transparência na gestão. Os conceitos apresentados visam conscientizar para a importância dessa ferramenta de gestão que possibilita o aumento da atratividade da empresa no mercado e, consequentemente, o incremento no valor, redução dos níveis de risco e continuidade ao longo do tempo. O planejamento estratégico é apresentado como uma ferramenta de gestão importante e muito utilizada por empresas de sucesso em qualquer segmento de atuação e apresenta uma metodologia que proporciona ao empresário pensar sobre o próprio negócio, estabelecer metas que possam ser mensuradas, projetadas, acompanhadas, avaliadas e, se necessário, redimensionadas. Por fim, as alianças estratégicas ou redes de cooperação são apresentadas como alternativa estratégica para que pequenas e médias empresas unam esforços para competir, vencer e, juntas, superarem fragilidades como recursos escassos, baixa economia de escala, pressão de fornecedores e redução de custos.pt_BR
dc.description.abstractThe present article introduces management tools for accounting organizations. These tools aim to improve productive and financial performance and competitiveness through value addition and risk reduction. These tools were researched through classic organizational management literature as well as modern and dynamic literature such as magazines, articles, journals with the intent to introduce a comprehensive and up-to-date conceptual structure. The article starts by presenting an overview of the current scenario of accounting organizations, approaching market issues of demand and competition which affect the performance and expansion of businesses. The characteristics of the services sector and its peculiarities are also presented within a sector analysis of the environment in which these organizations act. The suggested management tools are then introduced as models of management methodologies to organize a means of action and the procedures estabilished in a considerable number of organizations, starting with corporative governance, introducing concepts and practical advise to suppliers, creditors, employees, the community, the government and competitors, in search of equity and management transparency. The concepts introduced in this article aim to clarify the importance of this management tool which makes it possible to increase the attractiveness of a organization in the market and, consequently, increase in value, reduction of the risk levels and continuity. The strategic planning is presented as an important management tool which is used by many successful companies in any given segment, and introduces a methodology which enables the businessman to think about the organization itself, to establish goals which can be measured, projected, followed, and, if necessary, changed. Lastly, the strategic alliances or cooperation networks are introduced as strategic alternatives for small and medium businesses to join forces to compete, win, and overcome weaknesses such as lack of resources, pressure from suppliers and cost reductions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofConTexto (Porto Alegre). Vol. 9, n.16 (2. sem. 2009), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccounting organizationsen
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectCorporative governanceen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic alliancesen
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.titleFerramentas de gestão para organizações contábeispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000730116pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples