Repositório Digital

A- A A+

Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem

.

Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagem
Outro título Apprentice versus worker: adolescents in apprenticeship process
Autor Amazarray, Mayte Raya
Dutra-Thomé, Luciana
Souza, Ana Paula Lazzaretti de
Poletto, Michele
Koller, Silvia Helena
Resumo Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatouse indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes.
Abstract This study aimed to know the experience of adolescents in labor insertion process. The participants were 10 adolescents of both sexes, aged 15 and 16 years old, with an apprenticeship contract at a public enterprise. It was used a qualitative approach, with the application of a biosociodemographic questionnaire and focal groups. Four thematic categories were created: being adolescent, apprentice versus worker, meaning of work and professional future. The results revealed fusion between the worker and apprentice roles. The experience of apprenticeship was perceived as a privileged practice for professional training. Expectancies about the professional future revealed insecurity and lack of information related to labor market. This study showed the importance of the experience of apprenticeship to build worker identities and of counseling programs for adolescents.
Contido em Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 25, n. 3 (jul./set. 2009), p. 329-338.
Assunto Trabalho de menores
[en] Apprentice adolescent
[en] Labor insertion
[en] Work and youth
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20905
Arquivos Descrição Formato
000731006.pdf (332.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.