Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAmazarray, Mayte Rayapt_BR
dc.contributor.authorDutra-Thomé, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Paula Lazzaretti dept_BR
dc.contributor.authorPoletto, Michelept_BR
dc.contributor.authorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:17:08Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20905pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatouse indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to know the experience of adolescents in labor insertion process. The participants were 10 adolescents of both sexes, aged 15 and 16 years old, with an apprenticeship contract at a public enterprise. It was used a qualitative approach, with the application of a biosociodemographic questionnaire and focal groups. Four thematic categories were created: being adolescent, apprentice versus worker, meaning of work and professional future. The results revealed fusion between the worker and apprentice roles. The experience of apprenticeship was perceived as a privileged practice for professional training. Expectancies about the professional future revealed insecurity and lack of information related to labor market. This study showed the importance of the experience of apprenticeship to build worker identities and of counseling programs for adolescents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 25, n. 3 (jul./set. 2009), p. 329-338.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectApprentice adolescenten
dc.subjectTrabalho de menorespt_BR
dc.subjectWork and youthen
dc.subjectLabor insertionen
dc.titleAprendiz versus trabalhador : adolescentes em processo de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeApprentice versus worker: adolescents in apprenticeship process en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000731006pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples