Repositório Digital

A- A A+

Determinação do tempo de mistura numa panela siderúrgica

.

Determinação do tempo de mistura numa panela siderúrgica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Determinação do tempo de mistura numa panela siderúrgica
Autor Pereira, Julio Anibal Morales
Francois, Magda Beatriz Galant
Vilela, Antonio Cezar Faria
Resumo A eficiência do processo de fabricação do aço durante a etapa de refino secundário na panela está relacionada aos fenômenos de mistura. Em função disto, é de muito interesse o conhecimento do estado de mistura que ocorre durante o tratamento do aço líquido na panela tendo em vista a otimização do processo. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo determinar, através de um modelo físico de uma panela industrial em escala reduzida (1:6), o efeito de variáveis operacionais como: vazão de gás, posição de injeção de gás, adição de traçador e posições de medida, sobre os tempos de mistura na homogeneização do sistema. A análise dos resultados permite concluir que o tempo de mistura tende a diminuir com um aumento de vazão de gás e que, para injeções de gás a 1/2 raio, encontram-se tempos de mistura superiores do que a injeção a 1/5 raio. Esses resultados encontram-se em concordância com os resultados de outros pesquisadores, no que se refere ao efeito de parede e à escala do modelo.
Abstract Production efficiency during the secondary refining stage in the ladle is related to the mixture's phenomenas. Because of this, it is very important to understand the mixture's state as it occurs during the liquid steel treatment in the ladle, aiming for process optimization. So, the present study wants to determine, through a physical model in reduced scale (1:6), the effect of operational variables such as: gas injection, gas injection position, tracer addition and measurement position, and the mixing times in the homogenization system. The results make it possible to conclude that the mixing time tends to decrease with gas injection increase and that the mixing time at 1/2 radios is greater than the one at 1/5 radios. These results are in accordance with other researchers' papers referring to the wall effect and the model scale.
Contido em Rem: revista escola de minas. Ouro Preto, Mg. Vol. 55, n. 1 (mar. 2002), p. 19-24
Assunto Panela : Produção : Aço : Metalurgia
Panela siderúrgica
[en] Gas injection
[en] Ladle metallurgy
[en] Mixing times
[en] Physical model
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20948
Arquivos Descrição Formato
000319130.pdf (186.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.