Repositório Digital

A- A A+

Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia

.

Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
Autor Nitzke, Julio Alberto
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Franco, Sérgio Roberto Kieling
Resumo Um ambiente de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador (ACAC) pode ser um elemento muito importante no processo de aprendizagem em qualquer domínio, quando a abordagem epistemológica que orientou sua criação e desenvolvimento esteja em consonância com a teoria que fundamenta a prática didática do professor. Assim, a efetividade destes ambientes só pode ser avaliada frente a um determinado paradigrna de aprendizagem. Neste trabalho, foram avaliados ambientes de ACAC sob a ótica de uma abordagem sócio-construtivista da Teoria da Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Neste contexto as características e adequabilidade destes ambientes são discutidas em relação aos princípios básicos da teoria, que também são apresentados.
Abstract A Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) environment can be a very important element in the learning process in any area, as long as the epistemological approach that guided its creation and development is harmonic with the teacher's pedagogical practice. Thus, the effectiveness of these environments can only be assessed under the light of a learning paradigm. In this work, CSCL environments were evaluated through the view of a socio-constructivist approach of Jean Piagel's Genetic Epistemology. In this context, the characteristics and adequacy of these environments is discussed in relation to the theory basic principles, which are also presented
Contido em Informática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (maio 2002), p. 13-23
Assunto Ambiente de aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Computador na educação
Construtivismo
Ensino à distância
[en] Constructivism
[en] Cooperative learning
[en] CSCL
[en] Epistemology
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20960
Arquivos Descrição Formato
000328771.pdf (8.763Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.