Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTimm, Maria Isabelpt_BR
dc.contributor.authorSchnaid, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorAmoretti, Maria Suzana Marcpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-20T04:15:17Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20998pt_BR
dc.description.abstractO artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisıes complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elementos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudoensino de projetos de Engenharia.pt_BR
dc.description.abstractThis work resumes new Engineering Education needs to XXI Century, including muldisiciplinar approaches, team work and dynamic pedagogic models to integrate theoretical and practice contents, besides strong mathematics and technical skills. It suggests the use of new educational technologies, like hypermedia and distance education, as a good and stimulating cognitive environment to test new educational approaches and discusses the possible use of Roger Shankís (2002) e-learning-by-doing model to learn and teach Engineering projects, through distance education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 39-57pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngineering teachingen
dc.subjectEngineering projectsen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectInovação tenológicapt_BR
dc.subjectHipermídiapt_BR
dc.subjectE-learning-by-doingen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleElaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenhariapt_BR
dc.title.alternativeOn the planning of engineering design, hypermedia and E-learning-by-doing: pedagogical tools for engineering education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000422110pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples