Repositório Digital

A- A A+

As interações entre crianças no CRIANET : constituindo a coletividade em ambientes virtuais

.

As interações entre crianças no CRIANET : constituindo a coletividade em ambientes virtuais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As interações entre crianças no CRIANET : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
Outro título The interactions among children in the CRIANET: constituting the collectivity in virtual atmosphere
Autor Leite, Silvia Meirelles
Behar, Patrícia Alejandra
Resumo Este estudo investiga o processo de interaÁıes interindividuais de crianÁas em ambiente virtual, acompanhando a constituiÁ„o da coletividade atravÈs do CRIANET (CRIAnÁa na interNET). Com tal fundamentaÁ„ o, realizou-se um trabalho com crianÁas, alunos do primeiro ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre/RS, voltado ‡ coletividade, no qual acompanhou- se a efetivaÁ„o das trocas entre os sujeitos. Para tanto, o estudo foi fundamentado no interacionismo piagetiano. Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes, ultrapassando a vis„o da crianÁa como um mini-adulto. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserÁ„o do p˙blico infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicaÁ„o que favorece a transversalidade e a reciprocidade, o que agrega uma perspectiva de incluso.
Abstract In the present study we investigate the process of inter individual interactions of children in a virtual atmosphere, accompanying the constitution of the collectivity through CRIANET (CRIAnÁa na interNET - Child in The Internet). Based on this, it was performed a work with children, students of the third degree of the fundamental teaching, in relation to the collectivity, in which the effects of the changes was accompanied among the subjects. For that, it based off of the Piagetís interactionism. That sends to the respect of the participantsí cognitive development, crossing the childís vision as a mini-adult. The reading of that process contributed to the understanding of the publicís infantile insert in the Internet, consolidating it while a way of communication that benefice the tranverse quality and the reciprocity, which associate to an inclusion perspective.
Contido em Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 59-75
Assunto Ambiente de aprendizagem
Criança
Ensino à distância
Inclusão escolar
Internet
[en] Child
[en] CRIANET
[en] Inter individual interaction
[en] Virtual atmosphere
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20999
Arquivos Descrição Formato
000422116.pdf (127.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.