Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGracioto, Arianept_BR
dc.contributor.authorGomes, Caren Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorEcher, Isabel Cristinapt_BR
dc.contributor.authorLorenzi, Paula Del Coronapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-20T04:15:20Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21016pt_BR
dc.description.abstractO estudo descreve a experiência de um programa educativo que tem como objetivo preparar os familiares de pacientes adultos com seqüelas neurológicas através da realização de grupos e orientação à beira do leito para o cuidado no domicílio. Apresenta reflexões e estratégias para a promoção da saúde, bem como as dificuldades vivenciadas. A participação ativa da família e do paciente somado à construção conjunta de conhecimento torna-se fundamental para a melhor qualidade de vida, destacando-se o importante papel do enfermeiro na orientação do familiar no processo de cuidado de seu doente.pt_BR
dc.description.abstractThis study describes the experience of an educational program for families of neurological sequel patients to prepare them to provide adequate home care. It presents reflections about the hardship experienced by those families and it also introduces strategies employed to promote health. The patient and the family’s participation added to the construction of know ledge which became fundamental to better the quality of life and to the appreciate importance of the nurses’ function in teaching-learning in order to guide the family in the process of caring for the patient.en
dc.description.abstractEl estudio describe la experiencia de um programa educativo que tiene de reto preparar a los familiares de pacientes con secuelas neurológicas, através de la formación de grupos y orientación junto al paciente, para prepararlos para el cuidado en su domicilio. Contiene reflexiones y estrategias para la promoción de la salud, asimismo las dificultades vivenciadas. La participación activa de la familia y paciente asociado a la construcción conjunta de conocimiento es fundamental para la mejor cualidad de vida y se pone de relieve él importante papel del enfermero en la enseñanza-aprendizaje para orientar al familiar en el proceso del cuidado de su enfermo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 59, n. 1 (jan./fev. 2006), p. 105-108pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectRelações profissional-famíliapt_BR
dc.subjectProfessional-family relationsen
dc.subjectNursingen
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducación en saludes
dc.subjectRelaciones profesionales-familiaes
dc.subjectEnfermeríaes
dc.titleGrupo de orientação de cuidados aos familiares de pacientes dependentespt_BR
dc.title.alternativeGroup of care orientation for families of patients en
dc.title.alternativeGrupo de orientación a los familiares de pacientes dependientes es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000539912pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples