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Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação

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Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação

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Título Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
Autor Bueno, José Geraldo Silveira
Ferreira, Julio Romero
Baptista, Cláudio Roberto
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Kassar, Monica de Carvalho Magalhaes
Figueiredo, Rita Vieira de
Resumo Este artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se – através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil.
Abstract This paper is a synthesis of the work presented at the 26th annual meetingof ANPED (Brazilian Association of Post-graduation and Research in Education) in 2003. Since two main issues of analysis: fundamentals of Special Education and normalization of public policies, we analysed regional differences and similarities through legal documents published by Public Councils and Educational Offices. It was based on: laws; principles and policies; concepts on Special Education and learners; teaching levels; organizational structure; curriculum and pedagogical organization; supporting services; requirements for teaching and professional education. The aim was to build reference material for educators and researchers who are concerned with special education policies in Brazil.
Contido em Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 11, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 97-117
Assunto Brasil
Política educacional
[en] Educational policies
[en] Regional policies
[en] Special education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/21021
Arquivos Descrição Formato
000564253.pdf (168.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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