Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBueno, José Geraldo Silveirapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Julio Romeropt_BR
dc.contributor.authorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ivanilde Apoluceno dept_BR
dc.contributor.authorKassar, Monica de Carvalho Magalhaespt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Rita Vieira dept_BR
dc.date.accessioned2010-04-20T04:15:22Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1413-6538pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21021pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se – através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is a synthesis of the work presented at the 26th annual meetingof ANPED (Brazilian Association of Post-graduation and Research in Education) in 2003. Since two main issues of analysis: fundamentals of Special Education and normalization of public policies, we analysed regional differences and similarities through legal documents published by Public Councils and Educational Offices. It was based on: laws; principles and policies; concepts on Special Education and learners; teaching levels; organizational structure; curriculum and pedagogical organization; supporting services; requirements for teaching and professional education. The aim was to build reference material for educators and researchers who are concerned with special education policies in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 11, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 97-117pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectRegional policiesen
dc.titlePolíticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000564253pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples