Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorThomaz, Tatiana Goldenberg Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T03:48:59Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210232pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou compreender como as crianças, em suas experiências e a partir das relações com a cultura em que estão inseridas e que ajudam a produzir, elaboram sentidos singulares, hipóteses e conhecimentos sobre a temática da morte. Metodologicamente, foram propostos onze encontros com um grupo de doze crianças, em idades entre 4 e 5 anos, em uma escola municipal de educação infantil da rede pública de Porto Alegre. Durante as proposições, houve exploração e interação com materiais visuais – elaborados como elementos disparadores de diálogo sobre a temática da morte. Como discussões teóricas centrais, se elege a temática da infância e da morte a partir dos autores: Barbosa, Corsaro, Carvalho, Sarmento, Ariès, Weiss e Kovács. Essas discussões encontramse desenvolvidas em seus múltiplos atravessamentos e dimensões, sobretudo na medida em que, complexas, sua combinação geram estereótipos e preconceitos cunhados pelo tempo. O corpus de análise foi composto das falas das crianças, das suas interlocuções, expressões e interação com os materiais de pesquisa. Deste processo, foi possível indicar que a busca por significações relacionadas ao fim da vida e suas questões configura a existência de uma cosmologia infantil da morte. Tal cosmologia agrega múltiplos pontos de vista, com perspectivas que se ligam por meio estabelecimento de uma dimensão efetuada nas relações entre os sujeitos (criança-criança e criança-adulto), os elementos culturais existentes e aqueles criados pelas próprias crianças em suas interações, negociações e vivências.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to understand how children, in their experiences and from the relationships with the culture in which they are inserted and that they help to produce, develop unique meanings, hypotheses and knowledge on the subject of death. Methodologically, eleven meetings were proposed with a group of twelve children, aged between 4 and 5, in a public nursery school in Porto Alegre. During the interaction, visual materials - designed as triggering elements of dialogue on the theme of death - were explored to encourage conversation. As central theoretical discussions, the theme of childhood and death is chosen from the authors: Barbosa, Corsaro, Carvalho, Sarmento, Ariès, Weiss and Kovács. These discussions are developed in their multiple crossings and dimensions, especially to the extent that, complex, their combination generates stereotypes and prejudices coined by time. The material to be analysed was composed of the children's speeches, their interlocutions, expressions and interaction with the research materials. From this process, it was possible to indicate that the search for meanings related to the end of life and its issues configures the existence of a childhood cosmology of death. Such cosmology aggregates multiple points of view, with perspectives that connect through the establishment of a dimension made in the relationships between the subjects (child-child and child-adult), the existing cultural elements and those created by the children themselves in their interactions, negotiations and experiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectDeathen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectResearch with childrenen
dc.subjectCosmologiapt_BR
dc.subjectCosmologyen
dc.titleAs crianças e a temática da morte : diálogos possíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114995pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples