Repositório Digital

A- A A+

Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual

.

Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
Outro título Cooperation versus collaboration: concepts for nursing teaching in virtual environment
Outro título Cooperación versus colaboración: conceptos para la enseñanza de enfermería en ambiente virtual
Autor Cogo, Ana Luisa Petersen
Resumo Este artigo de revisão objetiva apresentar os conceitos de cooperação e colaboração na perspectiva da teoria de Jean Piaget. Sua importância reside no fato da crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem, os quais possibilitam o trabalho em grupo e o desenvolvimento de projetos em uma proposta construtivista-interacionista. As relações de trocas sociais ocorrem entre os sujeitos da aprendizagem: a cooperação dá-se quando há construção do conhecimento; e a colaboração; quando existem trocas de pensamentos, como numa comunicação verbal. A compreensão desses conceitos possibilita entender-se qual a dimensão desenvolvida nas atividades pedagógicas de enfermagem propostas em ambiente virtual.
Abstract This paper presents the concepts of cooperation and collaboration in the light of Jean Piaget’s theory. The importance of his theory resides in the increasing use of virtual learning environments for nursing teaching; these virtual environments enable group work and the development of projects under a constructivist-interactionist perspective. Social exchange relations take place between learning subjects; there is cooperation when there is construction of knowledge and collaboration when there are exchanges of thoughts, just as it happens in verbal communication. Understanding these concepts enables one to understand the dimension developed in pedagogical activities in nursing education proposed in a virtual environment.
Resumen Este artículo de revisión objetiva presentar los conceptos de cooperación y colaboración bajo la perspectiva de la teoría de Jean Piaget. Su importancia reside en el hecho de la creciente utilización de ambientes virtuales de aprendizaje en el enseño de enfermería, los cuales posibilitan el trabajo en grupo y el desarrollo de proyectos desde una propuesta constructivista-interaccionista. Las relaciones de intercambios sociales ocurren entre los sujetos del aprendizaje: la cooperación se da cuando hay construcción del conocimiento; ya la colaboración, cuando hay intercambios de pensamientos, como en una comunicación verbal. La comprensión de esos conceptos posibilita entenderse cuál es la dimensión desarrollada en las actividades pedagógicas de enfermería propuestas en ambiente virtual.
Contido em Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 59, n. 5 (set./out. 2006), p. 680-683
Assunto Aprendizagem
Educação em enfermagem
Internet
[en] Education
[en] Learning
[en] Nursing
[es] Aprendizaje
[es] Educación en enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/21031
Arquivos Descrição Formato
000598895.pdf (99.16Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.