Repositório Digital

A- A A+

Caracterização sazonal da hidrodinâmica e do transporte de material particulado em suspensão em um estuário dominado por maré : Estuário de Caravelas (BA)

.

Caracterização sazonal da hidrodinâmica e do transporte de material particulado em suspensão em um estuário dominado por maré : Estuário de Caravelas (BA)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Caracterização sazonal da hidrodinâmica e do transporte de material particulado em suspensão em um estuário dominado por maré : Estuário de Caravelas (BA)
Autor Pereira, Marçal Duarte
Orientador Schettini, Carlos Augusto França
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geociências.
Assunto Caravelas, Rio, Estuário (BA)
Correntes marinhas
Geologia marinha
Sedimentação marinha
[en] Estuary
[en] Suspended sediments transport
[en] Tidal currents
Resumo O objetivo do presente estudo é caracterizar a hidrodinâmica e o transporte de material particulado em suspensão (MPS) no estuário de Caravelas sob diferentes condições de maré e vazão fluvial. Foram realizadas quatro campanhas hidrográficas durante ciclos completos de maré, sendo em condições de maré de sizígia e quadratura, e durante os períodos seco e chuvoso. Dados de nível de água, velocidade e direção de correntes, salinidade, temperatura e turbidez foram obtidos em uma estação fixa próxima da desembocadura do estuário. A partir destes dados foram obtidos os transportes residuais de MPS e calculado os mecanismos de transporte. As maiores concentrações médias de material particulado em suspensão ocorreram em condições de sizígia. Em condições de maré de quadratura o transporte resultante de MPS foi com sentido estuário acima, porém de pequena intensidade. Em condições de sizígia o estuário é caracterizado por correntes mais intensas e assimétricas, com dominância de vazante. Durante a condição de sizígia o estuário pode atuar como importador ou exportador de MPS. O estuário do rio Caravelas foi classificado como bem misturado e fracamente estratificado. A hidrografia e o balanço sedimentar são principalmente modulados pela altura da maré e o aporte de água doce é irrelevante.
Abstract The objective of the present study is to characterize the hydrodynamics and the suspended particulate matter (SPM) in the Caravelas Estuary under different tidal and river regimes. Four hydrographic campaigns were carried out comprising a complete semi-diurnal tidal cycle, comprising neap and spring tidal phases, and during dry and wet seasons. Water level, current speed and direction, salinity, temperature and turbidity were recorded in an anchored station near to the estuarine mouth. The residual SPM flux and the mechanisms of transport were calculated. The higher SPM concentrations were recorded during the spring tidal phase. During neap tides, the net SPM flux 1 was up-estuary, although with low scale. During spring tides the tidal currents are strongly ebb dominant, and the net flux can be either up- or down-estuary. The estuary was classified as well mixed or weakly stratified. The hydrography and the sediment balance are firstly modulated by the tidal range, and the fresh water inflow is negligible.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/21083
Arquivos Descrição Formato
000734911.pdf (5.736Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.