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Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços

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Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços

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Título Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços
Outro título A new approach for modeling client satisfaction determinants relationships in services
Autor Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
Ribeiro, Jose Luis Duarte
Resumo Este artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços. As principais vantagens da abordagem proposta em relação aos métodos tradicionais de modelagem, como, por exemplo, as equações estruturais, são: (i) possibilidade de identificar as relações entre múltiplos determinantes utilizando um tamanho de amostra relativamente pequeno, (ii) utilização de um procedimento estatístico mais simples, (iii) possibilidade de minimizar o erro de especificação no processo de modelagem, visto que podem ser consideradas todas as variáveis relevantes sem tornar o modelo muito complexo. A abordagem proposta é ilustrada através de um estudo aplicado a clientes de restaurantes à la carte. Esse estudo possibilitou construir diagramas de enlaces causais, validar a modelagem proposta e identificar aspectos que convergem e divergem com resultados previamente apresentados na literatura.
Abstract This article presents a new approach for modeling client satisfaction determinants relationships in service environment. The principal advantages between proposed approach and traditional methods for modeling relationships, like, for example, structural equation modeling, are: (i) possibility of identifying relationships between multiple determinants by using a relatively small sample size, (ii) request a simpler statistical estimation procedure, (iii) possibility of minimizing the specification error on modeling process, since it can be considered all significant variables without getting a very complex model. The proposed approach is showed by an applied study with a la carte restaurant clients. This study made possible construct causal diagrams, validity the proposed modeling and identifying converging and diverging aspects from literature findings.
Contido em Produção. vol. 17, n. 3 (set./dez. 2007), p. 454-470
Assunto Prestação de serviços
Satisfação do consumidor
[en] Client satisfaction determinants
[en] Modeling
[en] Services
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/21283
Arquivos Descrição Formato
000648433.pdf (497.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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