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Os bastidores de um estudo etnográfico : trilhando os caminhos teórico-empíricos para desvendar as culturas organizacionais de uma livraria de shopping center

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Os bastidores de um estudo etnográfico : trilhando os caminhos teórico-empíricos para desvendar as culturas organizacionais de uma livraria de shopping center

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Título Os bastidores de um estudo etnográfico : trilhando os caminhos teórico-empíricos para desvendar as culturas organizacionais de uma livraria de shopping center
Outro título The backstage of an ethnographic research: tracing the theoretical and empirical paths to unveil the organizational cultures of a shopping mall bookstore
Autor Flores-Pereira, Maria Tereza
Cavedon, Neusa Rolita
Resumo No presente artigo, procura-se evidenciar a construção do conhecimento administrativo mediante utilização do método etnográfico. O enfoque dado privilegiou os bastidores de uma pesquisa etnográfica, os processos de escolha, a inserção e a saída do campo. Permeando a descrição desses processos estão as vivências de estranhamento, de familiaridade e de desconstrução da pesquisadora. A trajetória de uma das autoras deste artigo é relatada com o intuito de auxiliar outros pesquisadores, que optarem pela realização de estudos etnográficos na área de Administração, a compreender o passo a passo do processo investigativo. Além da familiarização de outros pesquisadores em Administração com o método etnográfico, a produção deste artigo também teve como objetivo destacar a importância de se considerar os corpos do pesquisado e do pesquisador como sujeito criador de conhecimento na temática da cultura organizacional.
Abstract This paper aims at exploring how the knowledge on organizations can be constructed through the ethnographic method. The focus of this work is the backstage of an ethnographic research, the process through which the choices, the insertion and the farewell of the research field were made. Intertwined with the description of the processes, the experiences of strangeness, familiarity and deconstruction of the researcher are also presented. The trajectory of one of the authors of this paper is included in the work in order to help other researchers, who choose to use the ethnographic method in Management studies, to understand the investigative process step by step. In addition to that, this paper also presents the analysis of the importance of considering the body of the researched and researcher as a subject that creates knowledge for the thematic or organizational culture.
Contido em Cadernos EBAPE.BR. Vol.7, n.1, (mar./2009), artigo 10, p.152-168
Assunto Ambiente organizacional
Análise organizacional
Antropologia do corpo
Construção do conhecimento
Cultura organizacional
Estudos organizacionais
Identidade organizacional
Linguagem corporal
Subjetividade
[en] Body
[en] Bookstore
[en] Embodiment
[en] Ethnography
[en] Organizational culture
[en] Shopping mall
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/21296
Arquivos Descrição Formato
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