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dc.contributor.authorRossato Neto, Félix Joãopt_BR
dc.contributor.authorCavedon, Neusa Rolitapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-28T04:15:42Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1679-3951pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21304pt_BR
dc.description.abstractO Mercado Público configura-se como uma instituição centenária que através da tradição vem mantendo uma posição diferenciada em relação aos demais centros de compra do gênero na capital gaúcha. A presente pesquisa busca identificar os aspectos que levam os filhos dos donos das lojas a darem continuidade ou não aos negócios de seus pais. O método etnográfico permitiu a vivência daquele cotidiano. Os resultados mostram que a primeira geração de empresários, descendentes de italianos, oriundos da zona rural do interior do Estado, estabeleceu uma rede. Aos homens, jovens, que optarem por não estudar, cabe-lhes o “castigo” de começar desde tenra idade a sua socialização no ambiente onde os pais exercem suas atividades visando a sucessão. A filha mulher deve, preferencialmente, manter-se afastada do Mercado Público por ser esse um espaço predominantemente masculino Os atritos entre pais e filhos encontram ressonância nas diferenças geracionais decorrentes da ênfase ao “novo” dada pelos segundos e no apego ao “velho” defendido pelos primeiros.pt_BR
dc.description.abstractThe Public Market has established itself as a centenary institution and through tradition has stood out among other retail oulets of the kind in the state´s capital. The research aims at identifying the factors that lead shop-owners´ descendants to succeeding or not their parents in business. The Ethnographic method allowed the acquaintance with that reality. The first generation of traders, that descend from Italian immigrants and came from rural areas in the countryside of the state, has established a network. Although formal education determines the pursuit of another carreer, the son is expected to take over from his father in business. Young male children who have quit school are supposed to start getting familiar with their parents´ workplace at an early age so as to replace their progenitors later. Female children should preferably remain away from the Public Market because it is a male dominant environment. Their insertion only happens if they fail in their careers or become widowed or divorced. The conflicts between parents and children result from generation differences due to the emphasis placed on the "new" by the latter and the attachment to the "old" by the former.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos EBAPE.BR. Vol. 2, n. 3 (dez. 2004), f. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectProcesso sucessóriopt_BR
dc.subjectFamily enterprisesen
dc.subjectSuccession procesen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.titleEmpresas familiares : desfilando seus processos sucessóriospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000436636pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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