Repositório Digital

A- A A+

Ferroviário, trabalhista, comunista : o cotidiano de um trabalhador da VFRGS entre 1950 e 1990

.

Ferroviário, trabalhista, comunista : o cotidiano de um trabalhador da VFRGS entre 1950 e 1990

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ferroviário, trabalhista, comunista : o cotidiano de um trabalhador da VFRGS entre 1950 e 1990
Autor Alegransi, Celso
Orientador Schmidt, Benito Bisso
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Resumo Neste trabalho, objetivo descrever e analisar o cotidiano de um trabalhador da VFRGS nos diferentes campos onde foi possível verificar sua atuação: no lar, no trabalho, na militância “classista” e na política partidária. Partindo de algumas noções explicativas centrais, principalmente a de cotidiano, pretendo, no decorrer da narrativa, examinar como o personagem se movimentou no seu dia-a-dia, empregando suas habilidades e traços de sua personalidade a fim de conduzir sua vida de forma relativamente livre e de manter os aspectos do cotidiano que lhe agradavam. Busco, igualmente, apreender as interpenetrações que ocorreram entre a sua vida pública e a sua vida privada, bem como os momentos nos quais a heterogeneidade cotidiana foi suspensa em favor da concentração de energias em determinadas lutas e ideais. Fatos e processos da política nacional e regional, as relações entre a categoria dos trabalhadores ferroviários e as esferas oficiais do poder emergem, igualmente, na reconstrução da trajetória de Julio Enes de Araujo, lançando luz a novos problemas de pesquisa e auxiliando na compreensão da tensão existente entre o personagem e seu contexto. As fontes principais são os depoimentos orais do personagem foco e os documentos provenientes do seu arquivo pessoal.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/21320
Arquivos Descrição Formato
000736685.pdf (283.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.