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dc.contributor.advisorGurski, Rosept_BR
dc.contributor.authorDisconsi, Aline Martinspt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T03:39:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213271pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata da experiência de escuta de uma psicóloga em uma instituição de educação profissional e tecnológica no município de Porto Alegre. Amparada por uma escrita testemunhal, problematiza a dimensão paradoxal que cerceia as propostas educacionais inclusivas – a inclusão que comporta em si a exclusão. Para tal, revisita a construção da política de assistência estudantil, desviando das certezas que fundamentam os dados quantitativos e/ou técnico-burocráticos da história e, em outra direção, percorre os rastros, inscritos nas cenas-memória, dos escritos do inconsciente, através da análise de um sonho. No desenrolar da discussão, o estudo propõe a escuta das significações que acompanham a narrativa do sonho produzido pela psicóloga-pesquisadora como paradigma metodológico da pesquisa. Para tanto, sustenta o entendimento de que o mundo onírico extrapola a vivência individual e trás elementos da experiência coletiva. O escrito também articula as associações do sonho com escritas de anotações do cotidiano do trabalho da psicóloga através do dispositivo teórico-metodológico que denominamos de diários de experiência (Gurski, 2017). A partir dos desdobramentos oníricos, como dispositivo de pesquisa-intervenção, o estudo aponta para a necessidade de uma escuta testemunhal no cotidiano educacional a fim de que um processo inclusivo desejante esteja presente.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation talks about the listening experience of a psychologist in a professional and technological education institution in the city of Porto Alegre. Supported by a testimonial writing, problematizes about the paradoxical dimension that retrenches the inclusive educational proposals – the inclusion that holds in itself the exclusion. Therefore, revisits the construction of student assistance policy, deviating from certainties that substantiate the historical quantitative and/or technical-bureaucratic data and, in other direction, traverses the traces inscribed in the memory scenes and, the unconscious written through the analysis of a dream. In the course of the discussion, the study proposes the listening of significations that accompany the narrative of the dream produced by the psychologist-researcher as methodological paradigm of the research. Therefore, supports the understanding that the oneiric world extrapolates the individual experience and brings elements of the collective experience. The writing also articulates the associations of the dream with the psychologist´s daily work notes, through the theoretical-methodological device that we denominate as experience journals (Gurski, 2017). From the oneiric unfolding, as an intervention-research device, the study points to the need of a testimonial hearing in the everyday school, so that an inclusive desiring process be present.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectStudent assistanceen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectExclusionen
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectTestemunhopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectTestimonyen
dc.titleEntre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114277pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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