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O cuidado em situações de alteração da imagem facial : implicações na formação da enfermeira

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O cuidado em situações de alteração da imagem facial : implicações na formação da enfermeira

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Título O cuidado em situações de alteração da imagem facial : implicações na formação da enfermeira
Outro título El cuidado en situaciones de alteración de la imagen facial: implicaciones para la formación de enfermeras
Outro título The care in facial image alteration situations: implications for nurse training
Autor Mostardeiro, Sadja Cristina Tassinari de Souza
Orientador Pedro, Eva Néri Rubim
Data 2010
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Assunto Docente de enfermagem
Educação em enfermagem
Face
Imagem corporal
Pacientes
[en] Body image
[en] Care
[en] Nursing
[en] Patients
[en] Teaching
[es] Cuidado
[es] Enfermería
[es] Enseñanza
Resumo A pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de pacientes, acadêmicos de enfermagem e de docentes, quanto ao cuidado a indivíduos com alteração da imagem facial e as implicações de situações impactantes no processo formativo. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa exploratória e foi realizada no hospital universitário e na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no período entre julho de 2008 e abril de 2009. Os participantes do estudo foram seis pacientes portadores de alteração da imagem facial, sete acadêmicos do sétimo semestre do curso de Enfermagem e cinco docentes do curso. Para a coleta das informações, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e a técnica de grupo focal. A organização e o processamento das informações foram realizados com o uso do Software Atlas Ti 5.0 (Qualitative Research and Solutions). A análise das informações ocorreu mediante a técnica de análise de conteúdo que evidenciou duas categorias: significado da imagem facial alterada e a formação do enfermeiro e o cuidado. Os resultados apontaram que o cuidado a pacientes com a imagem facial alterada é percebido como uma vivência complexa, difícil e impactante tanto para os pacientes, como para os acadêmicos e docentes. Sinalizaram que essas vivências, sejam elas de qualquer natureza e, neste estudo, representada pela alteração da imagem facial, constituem oportunidades ímpares para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a formação da enfermeira no decorrer da trajetória acadêmica. As percepções emitidas apontaram para a importância dessas vivências, desencadearem, em todos os envolvidos no cuidado, alicerces para auto conhecimento, compreensão do outro, necessidade de busca constante de aperfeiçoamento científico e, principalmente, o resgate da dimensão humana e ética da pessoa.
Resumen La investigación tuvo como objetivo analizar la percepción de pacientes, académicos de enfermería y de docentes, cuanto al cuidado de individuos con alteración de la imagen facial y las implicaciones de situaciones impactantes en el proceso formativo. Se caracterizó por el abordaje cualitativo exploratorio y fue realizado en el hospital universitario y en la Universidad Federal de Santa María, en Río Grande do Sul en el período entre julio de 2008 y abril de 2009. Los participantes del estudio fueron seis pacientes portadores de alteración de la imagen facial, siete académicos del séptimo semestre del curso de Enfermería y cinco docentes del curso. Para la colecta de las informaciones, se utilizaron entrevistas semiestructuradas y la técnica de grupo focal. La organización y el procesamiento de las informaciones fueron realizados con el uso del Software Atlas Ti 5.0 (Qualitative Research and Solutions). El análisis de las informaciones ocurrió mediante la técnica de análisis de contenido que evidenció dos categorías: significado de la imagen facial alterada y la formación del enfermero y el cuidado. Los resultados apuntaron que el cuidado a los pacientes con la imagen facial alterada es percibido como una vivencia compleja, difícil e impactante tanto para los pacientes, como para los académicos y docentes. Señalizaron que esas vivencias, sean ellas de cualquier naturaleza y, en ese estudio, representada por la alteración de la imagen facial, constituyen oportunidades impares para el desarrollo de las habilidades y competencias necesarias para la formación de la enfermera en el decorrer de la trayectoria académica. Las percepciones emitidas apuntaron para que la importancia de esas vivencias desencadenara en todos los envueltos en el cuidado, fundaciones para auto conocimiento, comprensión del otro, necesidad de la busca constante de perfeccionamientos científicos y principalmente el rescate de la dimensión humana y ética de la persona.
Abstract The research had as its objective to analyze the perception the patients, nursing academics and the professors, regarding the care to individuals with facial image alteration and the implications of the striking situations in the formation process. It was characterized by the qualitative exploratory approach and was carried out in the university hospital and at the Universidade Federal de Santa Maria in the period between July 2008 and April 2009. The study participants were six patients bearing facial image alteration, seven academics from the seventh term of the Nursing course and five professors from the course. For the data collecting, semi-structured interviews and the focal group were used. The organization and the processing of the data were carried out with the use of the Atlas Software Ti 5.0 (Qualitative Research and Solutions). The data analyses occurred by the content analysis technique of the nurse and the care. The results pointed that the care to patients with altered facial image is perceived as a complex, difficult and striking experience for the patients as well as the academics and professors. It was signaled that these experiences, may they be from whatever nature, and in this study represented by the facial alteration, constitute odd opportunities for the development of the necessary skills and competence for the nurses formation throughout their academic formation. The perceptions pointed to the importance of what these experiences unchained in all those involved in the care, foundation for selfknowledge, understanding the other, the necessity of a constant search scientific improvement and especially the rescue of the human dimension and ethics of the person.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/21337
Arquivos Descrição Formato
000737104.pdf (309.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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