Repositório Digital

A- A A+

Embates pela educação : as iniciativas libertárias de ensino e o Estado na primeira república em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

.

Embates pela educação : as iniciativas libertárias de ensino e o Estado na primeira república em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Embates pela educação : as iniciativas libertárias de ensino e o Estado na primeira república em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
Autor Oliveira, Juliana Matosinho de
Orientador Petersen, Sílvia Regina Ferraz
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Anarquismo
Educação
[es] Educación
[es] Escuela moderna
[es] Pedagogía libertaria
Resumo Esta pesquisa trata da educação libertária, mas contrapondo-se a um modelo homogêneo tradicionalmente adotado pela historiografia a respeito da relação entre o Estado, bem como de suas políticas oficiais referentes à educação, e as iniciativas de ensino livre experimentadas por trabalhadores e pessoas simpatizantes do anarquismo na Primeira República no Brasil. São levantadas algumas experiências em São Paulo e Rio de Janeiro, mas também no Rio Grande do Sul, proporcionando-nos, em linhas gerais, elementos que confirmam uma diversidade de relações e destinos que não pode ser explicada somente a partir dos paradigmas estabelecidos.
Resumen Esta investigación trata de la educación libertaria, contraponiendo-se, sin embargo, a un modelo homogéneo tradicionalmente adoptado por la historiografia acerca de la relación del Estado y sus políticas oficiales respecto a la educación, y las iniciativas de ensino libre desarrolladas por los trabajadores y los simpatizantes del anarquismo en el periodo de la Primera República en Brasil. En líneas generales, están puestas algunas experiencias que se han pasado en São Paulo y Rio de Janeiro, así como en Rio Grande do Sul, poniendo-nos más aclarada una divesidad de relaciones y posibles destinos que no puede ser explicada sólo por los paradigmas aceptados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/21352
Arquivos Descrição Formato
000737143.pdf (390.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.