Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGodoy, Danielpt_BR
dc.contributor.authorSoares, Paulo Roberto Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2020-09-24T04:00:37Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0103-1538pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213702pt_BR
dc.description.abstractEste artigo traz uma análise do uso e da apropriação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em videoaulas de professores brasileiros de Geografia por meio da observação da linguagem espacial utilizada pelos nos vídeos publicados na internet. Foram estudados uma amostra de 14 videoaulas publicados no YouTube com média de cerca de 15 minutos de duração cada. A metodologia utilizada se fundamenta no estudo das representações por análise de conteúdo e análise direta do discurso. Os resultados encontrados demonstram uma importante dimensão a ser melhor compreendida em relação à Geografia e os indicadores sociais que se remete a dimensão da apropriação social, da ideologia e da construção de imaginários geográficos. Observamos processos de ancoragem e objetivação do IDH que se remetem a mecanismos de construção simbólica do espaço relacionados a produção de uma “psicoesfera do espaço geográfico” (SANTOS, 1996), a “representações sociais do espaço” (BONFIN, 2012) e a “espaços de representações” (LEFEBVRE, 2013) relevantes de serem considerados nos processos de construção do conhecimento geográfico e das práticas educativas em Geografia.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the use and appropriation of the Human Development Index (HDI) in video classes by Brazilian Geography teachers through the observation of the spatial language used by the videos published on the internet. A sample of 14 video classes published on YouTube with an average of about 15 minutes each was studied. The methodology used is based on the study of representations by content analysis and direct discourse analysis. The results found demonstrate an important dimension to be better understood in relation to Geography and the social indicators that refer to the dimension of social appropriation, ideology and the construction of geographical imaginary. We observe processes of anchoring and objectifying the HDI that refer to mechanisms of symbolic construction of space related to the production of a “psychosphere of geographic space” (SANTOS, 1996), to “social representations of space” (BONFIN, 2012) and “ spaces of representations ”(LEFEBVRE, 2013) relevant to be considered in the processes of construction of geographic knowledge and educational practices in Geography.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGeografia-ensino & pesquisa : Universidade Federal de Santa Maria. Vol. 24 (2020), e17, 29 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeographical Imaginaryen
dc.subjectApropriação do conhecimentopt_BR
dc.subjectRepresentationsen
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectImaginário socialpt_BR
dc.subjectIndicadores sociaispt_BR
dc.subjectRepresentações do espaçopt_BR
dc.titleO Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em aulas de Geografia: uma análise de vídeos educativos na internetpt_BR
dc.title.alternativeThe Human Development Index (HDI) in Geography classes: an analysis of educational videos on the internet en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001116452pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples