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dc.contributor.advisorAxt, Margaretept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Paloma Diaspt_BR
dc.date.accessioned2010-04-30T04:16:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21384pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, levada a efeito no PPGEdu/UFRGS, vinculada à linha de pesquisa Educação: Arte, Linguagem, Tecnologia e ao Laboratório de Estudos em Linguagem Interação e Cognição – LELIC, tem como objetivo compreender o movimento de instauração de diferentes vozes/perspectivas, em situações de experimentação na sala de aula, vivenciadas pelos alunos e pela professora de uma turma do ensino fundamental (terceiro ano). Destacamos como interrogante que assume centralidade na investigação: Como se instauram diferentes vozes/perspectivas no fluxo das experimentações em uma sala de aula do ensino fundamental? O material que analisamos trata-se de enunciados produzidos pelos alunos e pela professora da turma que acompanhamos. Também analisamos enunciados produzidos no âmbito do grupo de estudos e formação das professoras da escola em que se realiza a pesquisa, assim como enunciados escritos produzidos pela professora da turma de terceiro ano. Para a obtenção dos materiais foram realizados registros audiovisuais em sala de aula e registros escritos em diário de campo da pesquisadora (no grupo de estudos e na sala de aula). Também destacamos os registros realizados pela professora, em seu diário de campo, e aos quais obtivemos acesso. A análise do material empírico se realiza considerando as produções coletivas de personagens, pelos alunos e pela professora, como situações de experimentação na sala de aula. A formulação teórica que fundamenta a pesquisa remete ao quadro dos estudos da linguagem de Mikhail Bakhtin. Destacamos, entre as articulações conceituais que perpassam as obras deste autor: o dialogismo, como movimento constitutivo da linguagem e dos elos entre as diferentes vozes/perspectivas; o enunciado, enquanto unidade real da comunicação discursiva; a carnavalização, como um modo de existência discursiva que relativiza as pretensas verdades e afirma o inacabamento do mundo. As conclusões apontam para o entendimento de que a escuta atenta da professora, na sala de aula, se apresenta como um ato ético de sustentação da voz/perspectiva incipiente do aluno, no esforço de se afirmar. Os personagens, por sua vez, constituem-se em contextos inusitados, abrindo espaço às possibilidades criativas expressas nas contribuições dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research, carried out in PPGEDU / UFRGS, connected to the line of research Education: Art, Language, Technology and the Laboratory for Research on Language Interaction and Cognition - LELIC, aimed at understanding the movement of establishment of different voices / perspectives in situations of experimentation in the classroom, experienced by students and the teacher of a third year class of elementary school. We highlight as the questioner that assumes centrality in the research: How to introduce different voices / perspectives in the flow of trials in a classroom of elementary school? The materials we analyzed comprise the utterances produced by the students and the teacher of the class we accompanied. We believe that such utterances make up the dialogue interactions in the classroom. We also analyzed utterances produced in the study group of teachers from the school where the research takes place, as well as statements written by the teacher of the third year class. To obtain the materials we made audiovisual recordings in the classroom and written records on our field diary (within the study group and the classroom). We also considered the records kept by the teacher in her field diary, and which we obtained access. The empirical analysis is conducted considering the collective production of characters by the students and the teacher as situations of experimentation in the classroom. The theoretical formulation that supports the research refers to the frame of linguistic studies of Mikhail Bakhtin. We underline the links among the concepts that permeate the works by this author: dialogism, as constitutive of the language movement and the links between the different voices / perspectives; the utterance as a unit of real communication discourse; carnivalization as a discursive mode of existence the relativity of the alleged truths and that states the incompleteness of the world. The conclusions point to the understanding that the teacher’s in tune with the classroom, is presented as an ethical act in support of voice / perspective of the student in his/her early school years in an effort to assert him/herself. The characters, in turn, are constituted in an unusual context, an opening space to the creative possibilities expressed in the children’s contributions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDialogismen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.titleDa formação docente em serviço aos espaços de criação em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000737070pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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