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Arte e conscientização ambiental : uma reflexão sobre a formação continuada de professores, fundamentada em Basil Bernstein

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Arte e conscientização ambiental : uma reflexão sobre a formação continuada de professores, fundamentada em Basil Bernstein

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Título Arte e conscientização ambiental : uma reflexão sobre a formação continuada de professores, fundamentada em Basil Bernstein
Autor Lorenz, Viviane Esther
Orientador Veit, Maria Helena Degani
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Arte
Bernstein, Basil 1924-2000.
Educação ambiental
Educação continuada
Prática pedagógica
Professor
[en] Art
[en] Continuing education
[en] Curriculum
[en] Environmental education
[en] Pedagogical practice
[en] Teacher
Resumo A presente tese, integrante da linha de pesquisa - O sujeito da educação: conhecimento, linguagem e contextos, na temática Sociologia e Educação, e do projeto de pesquisa Perspectivas de Ensino na Educação Básica: prática pedagógica e formação de professores, coordenado pela professora doutora Maria Helena Degani Veit, é o registro de uma pesquisa-ação que toma como base uma formação em serviço, promovida pela pesquisadora, oferecida a 14 professoras do ensino fundamental, no município de Igrejinha (RS), no ano de 2006. Reflete sobre a integração de diferentes campos de conhecimento, numa ação transdisciplinar que objetiva uma interpretação contextual da realidade do Século XXI, especialmente, das questões ambientais próprias da contemporaneidade, a partir de conteúdos de Arte. Enfatiza o compromisso da educação, na formação de um sujeito consciente de sua responsabilidade na preservação de condições de vida no planeta. Constitui uma auto-avaliação da formação promovida fundamentada em referencial teórico do sociólogo Basil Bernstein. Reflete sobre a modalidade pedagógica desenvolvida pela investigadora e sua relação com desempenhos evidenciados em posterior prática docente das educadoras integrantes da formação, analisada com base nos mesmos conceitos. Os resultados da pesquisa ressaltam a necessidade de acompanhamento posterior, assessorando a prática pedagógica das docentes de forma a garantir a aplicação dos princípios e conceitos desenvolvidos na formação. Ressaltam a necessidade de investimento em seus saberes teóricos e o desenvolvimento de modalidades pedagógicas, fundamentadas em relações democráticas, e em critérios de avaliação explícitos. Contempla o grau de aquisição de regras de reconhecimento, inferido pelas evidencias quanto às regras de realização, observado nas práticas das professoras; e como Rosa (2007), defende a presença de um discurso regulador planejado de modo a oferecer condições de desenvolvimento a um discurso instrucional capaz de promover efetiva aprendizagem.
Abstract This dissertation is part of the research line, “The Subject of Education: Knowledge, Language and Contexts”, under the theme, “Sociology and Education”, and part of the research project, “Perspectives of Teaching in Basic Education: Pedagogical Practice and Teacher Training”, which is coordinated by Professor Maria Helena Degani Veit. It discusses a research-action project based on a training course offered by the author to 14 elementary school teachers in the municipality of Igrejinha, state of Rio Grande do Sul, Brazil, in 2006. The dissertation reflects on the integration of different fields of knowledge in a transdisciplinary action designed to give a contextual interpretation of the reality of the 21st century, particularly of contemporary environmental issues, on the basis of art. It emphasizes the commitment of education to the training of subjects aware of their responsibility for the preservation of the Earth. It is a self-evaluation of the training course based on a theoretical framework provided by Basil Bernstein. It reflects on the pedagogical model developed by the author and its relation with the later teaching practice of the educators who participated in the training course, which is analyzed on the basis of the same concepts. Its results indicate the need for follow-up of the teachers’ practice in order to guarantee the application of the principles developed in the training course. These results highlight the need for investment in their theorical knowledge and the development of pedagogical models based on democratic relations and explicit assessment criteria. The dissertation discusses the degree of the acquisition of recognition rules inferred by evidences as to the realization rules observed in the teachers’ practices as Rosa (2007), it argues for the presence of a regulative discourse planned to offer conditions for the development of an instructional discourse capable of promoting an effective learning.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/21392
Arquivos Descrição Formato
000737105.pdf (3.024Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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