Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Rodrigo Rosspt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T04:05:26Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214185pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda o tema do desenho à mão livre para o processo de projeto arquitetônico contemporâneo. Dividido em três capítulos, este estudo traz discussões sobre a prática profissional relacionadas ao papel do croqui de concepção no projeto arquitetônico nos dias atuais. O primeiro capítulo aborda alguns conceitos e precedentes, passando brevemente pelo Renascimento, École des Beaux-Arts e Movimento Moderno, até atingir alguns pontos de vista sobre Identidades Sul-brasileiras. No segundo, é apresentada uma abordagem histórico-filosófica: qual o sentido de se fazer croquis no processo de projeto para o arquiteto contemporâneo? No terceiro capítulo, o desenvolvimento da dissertação contempla a realização da pesquisa empírica com arquitetos representantes de três gerações (analógica, analógico-digital e pós-digital) de Porto Alegre, num recorte territorial regional, a fim de verificar questões da prática profissional metropolitana. A dissertação finaliza com considerações sobre os resultados encontrados, de modo a analisar como o croqui é encarado por gerações com diferentes formações, mas cuja prática profissional é marcada pelo predomínio do ambiente digital, cotejando de que forma os croquis permanecem como catalisadores de ideias primárias no processo de projeto contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation addresses the theme of freehand drawing for the contemporary architectural design process. Divided into three chapters, this study brings discussions about professional practice, related to the role of the design sketch in architectural design today. The first chapter deals with some concepts and precedents, briefly going through the Renaissance, École des Beaux-Arts and Modernism, until reaching some points of view on South-Brazilian identities. In the second, a historical-philosophical approach is presented: what is the sense of making sketches in the design process for the contemporary architect? In the third chapter, the development of the dissertation contemplates the realization of empirical research with architects representing three generations (analog, analog-digital and post-digital) from Porto Alegre, in a regional territorial section, in order to verify issues of metropolitan professional practice. The dissertation ends with considerations about the results found, in order to analyze how the sketch is seen by generations with different backgrounds, but whose professional practice is marked by the predominance of the digital environment, comparing how the sketches remain as catalysts of primary ideas in the contemporary design process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSketchen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDrawingen
dc.subjectCroquispt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectProjecten
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectArchitectureen
dc.subjectPost-digital Ageen
dc.titleÀ mão livre : croquis na era pós-digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118654pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples