Repositório Digital

A- A A+

Escolas, ensino de história e identidades em tempos de ditadura militar

.

Escolas, ensino de história e identidades em tempos de ditadura militar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Escolas, ensino de história e identidades em tempos de ditadura militar
Autor Silveira, Marise da
Orientador Souza, Susana Bleil de
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Assunto Ditadura militar
Ensino de história
História política
Identidade social
[en] Compared history
[en] Course programs
[en] Identities
[en] Inclusion and exclusion
[en] Latin america history
[en] Military dictatorships
[en] Schools
[en] Teaching
Resumo Este estudo se coloca no âmbito da história das disciplinas onde investigo o lugar de inclusão e exclusão dos conteúdos sobre a história da América Latina, nas disciplinas de História nos programas curriculares do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, e da Escola Superior do Comércio Manuel Belgrano da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Tal estudo se localiza no contexto da política educacional dos governos militares do Brasil (1964-1984) e da Argentina (1976-1983) quando estavam em vigor a Aliança para o Progresso, a Doutrina da Segurança Nacional e a remodelação da educação proposta pela United States Agency for International Development (USAID), três políticas que explicitaram a intervenção norte-americana na América Latina. Para proceder esta análise seleciono leis brasileiras e argentinas criadas para regular nesses países a educação e o ensino, bem como os Programas Curriculares que, na época, estavam em vigor nas duas escolas. Enfoco também o lugar destinado ao ensino dos conteúdos sobre a História européia e as Histórias nacionais, do Brasil e da Argentina. Objetivo perceber a inclusão e a exclusão desses conteúdos nos programas curriculares e analisar até que ponto esse movimento de exclusão/inclusão evidenciariam um projeto de construção de uma identidade latinoamericana na política educacional dos governos militares. Para tal análise apresento uma proposta metodológica de trabalho com a História Comparada, de acordo com Marc Bloch, contrapondo em “meios sociais diferentes” fenômenos que apresentam “certas analogias”, porém também são marcados pelas especificidades.
Abstract This study covers the history of school courses. I investigate the inclusion and exclusion spots of contents on Latin America History in History courses presented in the course programs of Colégio de Aplicação at Federal University of Santa Catarina (UFSC), Brazil, and at Manuel Belgrano Business College at National University of Córdoba, Argentina. Such study is contextualized with the educational policy imposed by the military government in Brazil (1964-1984) and in Argentina (1976-1983) when it was in force the Alliance for the Progress, the National Security Doctrine and the education recast proposed by the United States Agency for International Development (USAID) - three policies that indicated a North American intervention in Latin America. To carry this analysis, I selected Brazilian and Argentinean laws created to regulate the education and the teaching in theses countries, as well as the course programs that were, at the time, in use in both schools. I also focus on the place for the European History and for the National History contents. The objective is to find the inclusion and exclusion spots in the Programs and analyze how such inclusion/exclusion movement would be made clear as a project to build a Latin-American identity through the military government’s educational policies. For such analysis I present, according to Marc Bloch, a methodological working proposal on Compared History opposing in "different social environments" some phenomena that present "certain analogies", although they are also marked by specificities.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/21460
Arquivos Descrição Formato
000736172.pdf (6.741Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.