Repositório Digital

A- A A+

Da produção textual ao estudo gramatical

.

Da produção textual ao estudo gramatical

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Da produção textual ao estudo gramatical
Autor Alvarenga, Ana Luiza Goulart Loder
Orientador Favero, Teresinha Oliveira
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de línguas
Língua portuguesa
[en] Grammar
[en] Teaching portuguese
[en] Text
Resumo Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos e buscando a real importância e aplicação dos conhecimentos a serem ensinados. Aborda a relação entre o ensino puramente gramatical e o ensino através de textos escritos, defendendo a ideia de que, para se obter um resultado satisfatório, é preciso apresentar o objeto de estudo constituído no texto, desse modo mostrando a aplicação prática desse conhecimento em atividades que buscam levar o aluno a refletir sobre a língua e não simplesmente a decorar regras que nada lhe dizem. Para atingir os resultados almejados, se faz necessário adequar os temas trabalhados e a forma de abordagem dos mesmos à realidade infantil e adolescente, considerando fatores como as condições culturais, sociais e línguísticas do grupo.
Abstract This work aims to promote a reflection on the teaching of Portuguese language, questioning methods and seeking the real importance and application of knowledge to be taught. Discusses the relationship between education purely grammatical and teaching through written texts, defending the idea that, to achieve a satisfactory result, you need to present the object of study formed in the text, thus showing the practical application of knowledge in activities seeking to bring the student to reflect on the language and not simply to memorize rules that tell him/her nothing. To achieve the desired results, it is necessary to fit the themes discussed and how to approach the reality of these children and adolescents, considering factors such as cultural, social and linguistic group.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/21491
Arquivos Descrição Formato
000737311.pdf (121.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)
Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.