Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMelo, Maurício Luiz Marinho dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Alexsandro dos Santospt_BR
dc.contributor.authorArenhaldt, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-13T04:21:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-3207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215008pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada Ações institucionais de enfrentamento do plágio e de promoção da integridade acadêmica nas instituições de ensino superior, que teve como cenário e estudo de caso uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira. Tal universidade foi escolhida por figurar como a única entre as dez melhores brasileiras que possuía uma normativa específica sobre o plágio acadêmico em seu código disciplinar discente. Diante disso, objetivou-se avaliar os impactos causados pela referida normativa no cotidiano acadêmico da IES. Para tanto, como categorias de análise sobre as ações de enfrentamento do plágio, foram consideradas as propostas: institucionais, preventivas, diagnósticas e corretivas. A investigação apontou que a IES estudada não lança mão de todas as ações supracitadas, restringindo-se a intervenções preventivas e corretivas esporádicas, não envolvendo a comunidade acadêmica como um todo. Quanto à normativa sobre o plágio, ficou evidenciado que, embora reflita uma preocupação com o tema, ela sequer é de conhecimento dos docentes e discentes. Em suma, conclui-se que a institucionalização de uma norma, descolada de processos institucionais educativos e preventivos, não tem fomentado uma política institucional geradora de impactos significativos na promoção da integridade acadêmica da comunidade universitária.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a cutout of the research titled Statutory confrontation actions against plagiarism and for the support of academic integrity in college education institutions, that had as its scenario and case of study a Brazilian College Education Institution (CEI). Such university was chosen due to the fact that it is the only one among the ten best Brazilian universities that has a specific normative ruling on academic plagiarism in its student disciplinary code. Therefore, it was intended to evaluate the impacts caused by the referred normative ruling in the CEI’s daily academic life. For this purpose, the following proposals were considered as categories of analyses about plagiarism confrontation actions: institutional, preventive, diagnostic and corrective actions. The research indicated that the CEI evaluated does not use all the actions referenced, limiting itself to incidental preventive and corrective interventions, and does not involve all the academic community. About the plagiarism normative ruling, it was pointed out that, although it reflects a certain concern about this issue, it is not even known by the students or the professors. It has been concluded that the institutionalization of a normative ruling, detached from preventive and educational institutional processes, has not fomented an institutional policy generator of significant impact in the promotion of academic integrity within the academic community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 12, n.2 (2019), p. 83-94pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlagiarismen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPlágiopt_BR
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectAcademic integrityen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectCollege educationen
dc.titlePolíticas institucionais de enfrentamento do plágio acadêmico : O caso de uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeInstitucional policies for the confrontation of academic plagiarism : the case of a higher education institutionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001117753pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples