Repositório Digital

A- A A+

Ensino de literatura : reflexões e possibilidades

.

Ensino de literatura : reflexões e possibilidades

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de literatura : reflexões e possibilidades
Autor Vezzosi, Carina Rafael
Orientador Briggmann, Arcanjo Pedro
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Ensino de literatura
Resumo Neste trabalho é apresentado um questionamento sobre o ensino de literatura a partir de proposições consideradas fundamentais à realização da prática docente, tais como o que, para que e como ensinar literatura. A discussão é iniciada com a apresentação e a problematização das experiências pessoais de uma estudante de Letras, referentes à leitura e ao estudo de literatura no ensino fundamental, no ensino médio, no cursinho pré-vestibular e no estágio de docência, compreendendo, também, o posicionamento teórico de alguns autores sobre os objetos, os objetivos e os modos de conceber um ensino de literatura, ensino este diferente das práticas tradicionais voltadas somente à história da literatura. O estudo faz uma proposta de ensino de literatura fundamentado nas concepções teóricas apresentadas, observando-se sua relevância para o contexto de sala de aula, bem como sua contribuição no processo de formação do sujeito-leitor.
Abstract This paper presents an inquiry into the teaching of literature from propositions considered fundamental to the achievement of teaching practice, such as that for and how to teach literature. The discussion starts with the presentation and problems of the personal experiences of a literature student, referring to reading and study of literature in elementary school, middle school, the pre-college preparatory course and the stage of teaching, including also the theoretic position of some authors about the objects, goals and methods of designing a teaching literature, teaching it different from traditional practices directed only to the history of literature. The study is a proposal for teaching of literature based on theoretical concepts presented, observing their relevance to the context of the classroom as well as his contribution to the process of forming the subject-reader.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/21504
Arquivos Descrição Formato
000737495.pdf (303.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.