Repositório Digital

A- A A+

O fantástico em dois contos de Caio Fernando Abreu

.

O fantástico em dois contos de Caio Fernando Abreu

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O fantástico em dois contos de Caio Fernando Abreu
Autor Wunsch, Cássia
Orientador Silva, Márcia Ivana de Lima e
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Abreu, Caio Fernando 1948-1996.
Literatura fantástica
Resumo Caio Fernando Abreu, escritor gaúcho, escreveu uma obra plural, com enorme riqueza de interpretações. Suas personagens trazem consigo uma carga de emoção, além do intimismo, marca das personagens de Caio, que leva o leitor a refletir sobre o que lê. Assim acontece no livro O ovo apunhalado, livro no qual Caio expressa os desejos e aflições da sociedade da década de 70, através de suas personagens e suas histórias de vida, de um modo que permite ao leitor ingressar no universo criado pelo escritor. No presente trabalho, temos por objetivo apresentar uma das interpretações da obra tão rica em possibilidades do autor: indicar, nos contos Gravata e Retratos, respectivamente, contidos no livro O ovo apunhalado, momentos em que a hesitação neles acontece, permitindo classificá-los como textos característicos do gênero fantástico, com base na teoria do escritor russo Tzvetan Todorov sobre a Literatura Fantástica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/21507
Arquivos Descrição Formato
000737542.pdf (287.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.