Repositório Digital

A- A A+

Avenidas que atravessam a crônica : Guilhermino Cesar e a Porto Alegre da década de setenta

.

Avenidas que atravessam a crônica : Guilhermino Cesar e a Porto Alegre da década de setenta

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avenidas que atravessam a crônica : Guilhermino Cesar e a Porto Alegre da década de setenta
Autor Brambilla, Camila Zuchetto
Orientador Silva, Márcia Ivana de Lima e
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Espanhol: Licenciatura.
Assunto Cesar, Guilhermino 1908-1993.
Literatura brasileira
Resumo Este trabalho monográfico assume a responsabilidade, em pequeno grau e poucas páginas, de apresentar a crônica sabatina do mineiro, radicado em Porto Alegre, Guilhermino Cesar. São apresentados fatos de sua vida que vão em direção à sua história literária, que durante a década de setenta está ligada à produção de crônicas que abordam a temática da urbanização na capital gaúcha. Procura-se comprovar que a urbanização abordada nesses textos está intrinsecamente unida aos elementos de Modernidade que já haviam invadido o (in)consciente coletivo dos , europeus e que, tardiamente, emaranhados ao processo de evolução urbana da cidade, tomaram os habitantes de Porto Alegre. Assim, os assuntos arraigados na temática urbanização-urbanidade-modernidade invadem as crônicas de Guilhermino Cesar e as transformam em um retrato histórico-social da cidade em questão. O autor não deixou de lado a tão importante e visível qualidade literária que permeia sua obra, pelo contrário, apresentou ao público, que muito mais que um registro histórico desse período, esses textos são um exemplo claro da mais fina literatura produzida no Brasil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/21508
Arquivos Descrição Formato
000737543.pdf (156.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.