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O canal de distribuição para produtos cosméticos em Porto Alegre : uma análise com foco nos salões de beleza

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O canal de distribuição para produtos cosméticos em Porto Alegre : uma análise com foco nos salões de beleza

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Título O canal de distribuição para produtos cosméticos em Porto Alegre : uma análise com foco nos salões de beleza
Autor Beznos, Rogério
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2001
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Beleza
Canais de distribuicao
Comercialização
Cosméticos
Distribuicao
Marketing
Produto
Resumo As empresas estão participando de um mercado cada vez mais competitivo. Esta disputa acirrada das empresas pelos clientes tem propiciado canais alternativos de distribuição dos produtos aos diferentes segmentos de mercado. Os canais de distribuição estão adquirindo uma importância cada vez maior aos olhos dos fabricantes e dos clientes, principalmente na questão de serviços. De acordo com Ballou (2001, p.44), “o serviço ao cliente, inclui disponibilidade de estoques, rapidez na entrega, rapidez e acuracidade no preenchimento de pedidos”. A esses serviços pode ser somada uma gama variada de outros serviços a serem prestados pelos participantes do canal de distribuição ou pelos fabricantes. A empresa Ravel Produtos Cosméticos e Dermatológicos será a principal usuária dos resultados obtidos com este estudo, pois é fabricante de produtos cosméticos e tem seu foco de atuação principal na cidade de Porto Alegre. O objetivo deste trabalho foi analisar o canal de distribuição para produtos cosméticos destinados a consumidores de alta renda no mercado de Porto Alegre, procurando identificar os aspectos de serviços demandados, produtos utilizados e mix de produtos comercializados pelo canal de distribuição: salões de beleza. O estudo foi realizado através de pesquisa qualitativa, com entrevistas individuais junto aos proprietários dos salões, ou junto às pessoas que decidem o mix de produtos a ser utilizado ou comercializado pelos salões. O mix de produtos comercializados pelos salões de beleza em Porto Alegre conforme a pesquisa realizada, é o seguinte: xampus, cremes, máscaras, hidratantes, fluidos e géis. Entre as respostas das entrevistas, foram encontrados os seguintes serviços demandados pelos salões de beleza: amostras de produtos, entregas rápidas, frete cif, suporte técnico do fabricante, prazos elásticos de pagamento e exclusividade como canal de distribuição para as linhas que comercializa.
Abstract Companies are facing a market each time more competitive. This fierce battle after clients has yielded alternative distribution channels among the different segments. The distribution channels are acquiring an increasing importance to manufacturers and to clients, mainly in the services industry. According to Ballou (2001, p.44), “service to a client includes availability of supply, quick delivery, speed and accuracy in filling out forms”. An array of other services can be added to these by the participants of the value chain, or by the manufacturers. Ravel Produtos Cosméticos e Dermatológicos is the main utilizer of the results of this study, because it is a manufacturer of cosmetics goods and its main market foccus is the city of Porto Alegre. The obejctive of this study was to analyse the distribution chain for cosmetic products targeted for high income consumers in this city, trying to identify the aspects of the services demanded, the products used, and the product mix marketed thoughout a key distribution chain: beauty parlors. This is a qualitative study, with individual enterviews among beauty parlor owners and/or key people who make decision concearning the product mix to be sold by parlors. According to thei study, the product mix sold by parlors in the city is such as: shampoos, skin lotions, moisturizing, fluids, and gels. The following service demands were found among the respondents: product sample, quick delivery, cif freight, technical support by the manufacturer, delayed payment, and distribution channel exclusivity for one’s product line.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2156
Arquivos Descrição Formato
000315205.pdf (214.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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