Repositório Digital

A- A A+

Universidades corporativas : modismo ou inovação ?

.

Universidades corporativas : modismo ou inovação ?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Universidades corporativas : modismo ou inovação ?
Autor Dengo, Normélio
Orientador Grisci, Carmem Ligia Iochins
Data 2001
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Recursos humanos : Desenvolvimento
Treinamento : Desenvolvimento : Recursos humanos
Universidade corporativa
Universidades
Resumo Este trabalho busca identificar e analisar algumas bases teórico-empíricas que sustentam o modelo de Universidade Corporativa, bem como descrever a imagem da Universidade Corporativa perante a mídia especializada. Busca, igualmente, verificar se seus procedimentos estão alinhados com o conceito proposto por Meister (1999). Trata-se de uma pesquisa exploratória que apresenta dez exemplos ilustrativos acerca de como estão se caracterizando a implantação e o desenvolvimento da Universidade Corporativa, bem como um estudo de caso em uma empresa do setor financeiro. Os resultados da pesquisa indicam que as Universidades Corporativas, implantadas ou em fase de implantação no Brasil, caracterizam-se, essencialmente, como unidades internas de educação que sistematizam o treinamento e promovem o desenvolvimento em moldes que não se distanciam, de todo, dos centros de Treinamento & Desenvolvimento. Do modo como se apresentam, as Universidades Corporativas encontram-se distantes, inclusive, da proposta teórica apresentada por Meister (1999), configurando-se mais como um modismo do que como inovação.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2160
Arquivos Descrição Formato
000315231.pdf (327.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.