Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorSouza, José Peixoto Coelho dept_BR
dc.date.accessioned2010-05-06T04:17:01Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21640pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso da canção como recurso pedagógico através da proposta de estruturação do programa de um curso de Português como Língua Adicional (PLA) com base na canção brasileira. Apesar de a canção ser utilizada como instrumento didático há bastante tempo, a maioria das tarefas envolvendo o seu uso costuma limitar-se ao preenchimento de lacunas, ignorando tanto a interface musical da canção, quanto o contexto cultural no qual ela se insere. O trabalho também aborda o conceito de canção enquanto gênero discursivo, a sua relação com a cultura do país onde foi produzida e o seu uso no ensino de línguas adicionais, propondo diferentes objetivos de ensino que o professor pode delinear ao utilizá-la. Por fim, apresentamos o curso de Canção Brasileira, desenvolvido especialmente para o Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo os seus objetivos, os critérios utilizados para a estruturação do curso e analisando dois exemplos de unidades elaboradas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCanção popularpt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.titleCanção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000737974pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples