Repositório Digital

A- A A+

Tarefas baseadas na web para o ensino de língua estrangeira

.

Tarefas baseadas na web para o ensino de língua estrangeira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tarefas baseadas na web para o ensino de língua estrangeira
Autor Rodrigues, Luciana Ramalho
Orientador Polonia, Eunice
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de línguas
[en] Based on the web tasks
[en] Foreign language teaching
[en] Interaction
Resumo As novas tecnologias criaram possibilidades de comunicação e interação entre as pessoas em, praticamente, todos os campos de trabalho, relacionamentos individuais e contextos educacionais. O presente trabalho de conclusão de curso insere-se no campo da Lingüística Aplicada e tem como objetivo apresentar tarefas baseadas na Web já aplicadas por outros pesquisadores que, apoiando-se na teoria sociocultural de Vygotsky, colaboram para a construção do conhecimento através da interação. Tais tarefas foram analisadas conforme a definição de Nunan sobre o tema e com base na nossa questão problema que visava entender quais tarefas de produção escrita da aula presencial de língua estrangeira, quando adaptadas aos ambientes digitais, podem favorecer o aprendizado. Os resultados mostram que as tarefas de produção escrita analisadas facilitam a construção do conhecimento de forma interativa e colaborativa ao fazerem uso efetivo e eficiente dos recursos digitais.
Abstract The new technologies created possibilities of communication and interaction between people in, practically, all work fields, individual relationships and educational contexts. This study is placed in the field of Applied Linguistics and aims at presenting Web based tasks that have already been applied by other researchers who, supported by Vygotsky’s sociocultural theory about the learning process, contribute to a construction of knowledge through interaction. Such tasks were analyzed according to Nunan’s definition on this issue and based on our problem question that intended to understand which tasks of writing production in regular classes, when adapted to digital environment, are able to help in the learning process. The results show that the analyzed tasks of writing production facilitate the construction of knowledge in an interactive and collaborative way by using digital resources efficiently and effectively.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/21646
Arquivos Descrição Formato
000738231.pdf (1.545Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.