Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTittoni, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorSilva, José Maurício Rosa dapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-24T04:21:01Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216862pt_BR
dc.description.abstractA presente Monografia, alicerçada em relatos autobiográficos de quem a escreve, tem aqui a pretensão de fazer um inventário histórico, a partir de narrativas do autor deste trabalho, Pessoa Com Deficiência Visual, a fim de substanciar o diálogo e algumas fragilidades por ele apontadas, entre a formação em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o olhar para a Pessoa Com Deficiência. Sabe-se que o reconhecimento de direitos, e a identificação de injúrias estruturais historicamente consolidadas em nossa sociedade, endereçadas as “minorias”, tais como Negros, Indígenas, integrantes do movimento LGBTQ+, dentre outros, é mero embrião frente ao tempo que data nossa existência enquanto civilização moderna. Contudo, é desse curto e tortuoso caminho que esta monografia parte, a fim de lançar luzes também a um outro segmento da sociedade sobre o qual a cultura imprime seus efeitos: o de Pessoas Com Deficiência – PCDs. Como são tratadas as PCDs em nossa sociedade? E como essas pessoas se reconhecem diante ao discurso social vigente? Indo além! Como a UFRGS está formando profissionais Psicólogos para lidar com os possíveis atravessamentos provenientes dessa discursividade? É a partir destes, e de outros questionamentos, que o autor deste trabalho visa problematizar, por meio de algumas de suas vivências enquanto PCD, em sua trajetória até o júbilo da graduação como psicólogo, e à luz do dispositivo da Autoetnografia, a grade curricular do curso de Psicologia ofertado pela UFRGS, traçando alguns questionamentos, tais como: o acesso à graduação por uma PCD; a trajetória no curso; a grade curricular e a atenção dispensada ao tema – PCDs; o profissional psicólogo formado pela UFRGS e a possibilidade VS capacitação para o atendimento de PCDs.pt_BR
dc.description.abstractThis Monograph, based on autobiographical reports by those who write it, here intends to make a historical inventory, based on narratives by the author. Of this work, Visually Impaired Person, in order to substantiate the dialogue and some weaknesses pointed out by him, between training in Psychology at the Federal University of Rio Grande do Sul and looking at People with Disabilities. It is known that the recognition of rights, and the identification of structural injuries historically consolidated in our society, addressed to “minorities”, such as Blacks, Indigenous people, members of the LGBTQ + movement, among others, is a mere embryo in the face of our current date existence as a modern civilization. However, it is from this short and tortuous path that this monograph starts, in order to shed light also on another segment of society on which culture prints its effects; People with Disabilities - PCDs. How are PCDs treated in our society? And how do these people recognize themselves in the face of the current social discourse? Going beyond! How is UFRGS training professional Psychologists to deal with the possible crossings arising from this discourse? It is from these, and other questions, that the author of this work aims to problematize, through some of his experiences as a PCD, in his trajectory until the joy of graduation as a psychologist, and in the light of the device of Autoetnography, the curriculum the Psychology course offered by UFRGS, outlining some questions, such as: Access to graduation by a PCD; The trajectory in the course; The curriculum and the attention given to the topic - PCDs; The professional psychologist graduated from UFRGS and the possibility VS training for the care of PCDs.en
dc.description.abstractEsta Monografía, basada en informes autobiográficos de quienes la redactan, pretende aquí hacer un inventario histórico, a partir de las narrativas del autor de esta obra, Persona con discapacidad visual, con el fin de fundamentar el diálogo y algunas debilidades señaladas por él. entre la formación en Psicología en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul y la mirada a las personas con discapacidad. Se sabe que el reconocimiento de derechos, y la identificación de lesiones estructurales históricamente consolidadas en nuestra sociedad, dirigidas a “minorías”, como negros, indígenas, miembros del movimiento LGBTQ +, entre otros, es un mero embrión de cara a nuestra actualidad. existencia como civilización moderna. Sin embargo, es de este corto y tortuoso camino de donde parte esta monografía, para arrojar luz también sobre otro segmento de la sociedad en el que la cultura imprime sus efectos; Personas con discapacidad - PCD. ¿Cómo se tratan los PCD en nuestra sociedad? ¿Y cómo se reconocen estas personas ante el discurso social actual? ¡Ir más allá! ¿Cómo está la UFRGS formando psicólogos profesionales para afrontar los posibles cruces derivados de este discurso? Es a partir de estas y otras preguntas que el autor de este trabajo pretende problematizar, a través de algunas de sus vivencias como PCD, en su trayectoria hasta la alegría de graduarse como psicólogo, y a la luz del dispositivo de la Autoetnografía, el currículum. el curso de Psicología que ofrece la UFRGS, destacando algunas preguntas, tales como: Acceso a la graduación por un PCD; La trayectoria en el curso; El plan de estudios y la atención prestada al tema - PCD; e El psicólogo profesional egresado de la UFRGS y la posibilidad de formación VS para el cuidado de los PCD.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectMinorityen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectAutoetnographyen
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectAccesibilidades
dc.subjectInclusiónes
dc.subjectMinoríaes
dc.subjectAutoetnografíaes
dc.subjectPsicologíaes
dc.titleA formação em Psicologia na UFRGS e o olhar para a Pessoa Com Deficiência : vivências de um aluno cegopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120992pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples