Mostrar registro simples

dc.contributor.authorThones, Ana Paula Bellochiopt_BR
dc.contributor.authorMoschen, Simone Zanonpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-06T04:12:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1415-7128pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217052pt_BR
dc.description.abstractO artigo propõe discutir um fenômeno que na última década tem ganhado vulto na cena escolar: a medicalização do sintoma de aprendizagem como forma de desenlace para o sofrimento que este engendra – tanto para estudante quanto para professores e famílias. Como estratégia metodológica, este escrito parte de uma retomada da tragédia clássica para, dela, destacar elementos que possibilitam compor diferentes cenários que indicam desdobramentos possíveis para o encontro com a dimensão insolúvel da (ex)sistência. O escrito tem como objetivo refletir sobre as consequências deste encontro para a relação estabelecida entre os atores escolares envolvidos com a práxis educativa. Retomando a figura trágica do deus ex machina, o trabalho indica que a medicalização, o mais das vezes, ingressa na cena escolar como elemento externo que suspende as condições necessárias a uma consideração do impossível próprio ao educar e daquilo que disso deriva: a abertura para uma invenção que mobilize os elementos internos à cena na construção de uma saída do mal-estar. Quando o desenlace de um impasse é pensado a partir da perspectiva do insolúvel que a linguagem inscreve na vida comum, as saídas para os conflitos escolares acabam por ser inventadas no jogo de relações entre os sujeitos da educação.pt_BR
dc.description.abstractEl artículo busca discutir un fenómeno que, en la última década, ha cobrado relevancia en la escena escolar: la medicalización del síntoma de aprendizaje como forma de desenlace para el sufrimiento que engendra, tanto para el estudiante como para maestros/profesores y familias. Como método, este escrito parte de una recuperación de la tragedia clásica para destacar elementos que posibilitan componer diferentes escenarios que indican desdoblamientos posibles para el encuentro con la dimensión insoluble de la (ex)sistencia. El objetivo es el de reflexionar sobre las consecuencias de ese encuentro para la relación establecida entre los actores escolares involucrados con la praxis educativa. Retomando la figura dios ex machina, el análisis indica que la medicalización, muchas veces, ingresa en la escena escolar como elemento externo que suspende las condiciones necesarias para una consideración de lo imposible inherente al educar y de la apertura hacia un invención que movilice los elementos internos a la escena en la construcción de una salida del malestar. Cuando se piensa el desenlace de una situación límite desde la perspectiva de lo insoluble que el lenguaje inscribe en la vida común, las salidas para los conflictos escolares acaban inventándose, en el juego de las relaciones entre los sujetos.es
dc.description.abstractThe paper is aimed at discussing a phenomenon that has expanded in the last decade in the school scenario: the medicalization of the learning symptom as a denouement for the suffering that engenders it – both for the student and the teachers and families. As a method, this writing starts from a resumption of the classic tragedy to highlight elements that make it possible to compose different scenarios that indicate possible unfoldings for the encounter with the unsolvable dimension of the (ex)sistence. The writing reflect upon the consequences of this encounter for the relationship established among the school actors involved in the educational praxis. Resuming the figure of deus ex machina, the work indicates that, many times, medicalization enters the school scene as an external element that discontinues the necessary conditions for a consideration of the inherent impossible in educating, as the opening to an invention that mobilizes the elements internal to the scene in the construction of a way out from the unease. When the denouement of an impasse is thought from the perspective of the unsolvable that the language inscribes in the ordinary life, the solutions for the school conflicts are ultimately invented in the relationships between the subjects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstilos da clínica : revista sobre a infância com problemas. São Paulo. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 317-328pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectMedicalizaciónes
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectSíntomaes
dc.subjecttrágicoes
dc.subjectEducationes
dc.subjectPsychoanalysises
dc.subjectMedicalizationes
dc.subjectSymptomen
dc.subjectTragicen
dc.titleO trágico na cena escolar e a medicalização como desenlacept_BR
dc.title.alternativeLo trágico en la escena escolar y la medicalización como desenlace es
dc.title.alternativeThe tragic in the school scene and the medicalization as denouement en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001113862pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples