Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFetter, Bruna Wulffpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-13T04:10:27Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2448-3338pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217247pt_BR
dc.description.abstractO mundo contemporâneo apresenta uma série de desafios para o sistema da arte. Mudanças econômicas, sociais, culturais e organizacionais na década passada produziram um mercado global de arte cuja influência já atinge desde a produção artística à programação de importantes instituições. O número de museus privados cresce, enquanto instituições públicas não possuem verba para investir em novas aquisições para suas coleções. Nesse cenário, nos perguntamos: em 50 ou 100 anos, o que estará legitimado nas coleções institucionais referentes à atualidade? Onde estarão as obras mais significativas dos artistas brasileiros contemporâneos? Quem serão os artistas brasileiros mais reconhecidos? Quais critérios estéticos estão sendo legitimados através dos mecanismos dessa nova institucionalização no Brasil? Quais narrativas acompanharão a historicizacão da arte contemporânea brasileira? Que papel o mercado e os colecionadores privados têm desempenhado na definição de histórias da arte em construção?pt_BR
dc.description.abstractThe contemporary world presents a series of challenges for the art system. Economic, social, cultural and organizational changes in the past decade have produced a global art market whose influence already reaches from artistic production to the programming of important institutions. The number of private museums grows, while public institutions do not have funds to invest in new acquisitions for their collections. In this scenario, we ask ourselves: in 50 or 100 years, what will be legitimized in the institutional collections for today? Where are the most significant works by contemporary Brazilian artists? Who will be the most recognized Brazilian artists? What aesthetic criteria are being legitimized through the mechanisms of this new institutionalization in Brazil? Which narratives will accompany the historicization of contemporary Brazilian art? What role have the market and private collectors been playing in shaping art histories under construction?en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArte e Ensaios. Rio de Janeiro, RJ : Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes -Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vol. 26, n. 40 (jul./dez. 2020), p. 173-183pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado de artept_BR
dc.subjectArt marketen
dc.subjectLegitimationen
dc.subjectLegitimaçãopt_BR
dc.subjectColecionadores de artept_BR
dc.subjectCollector’s roleen
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectArt historyen
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian arten
dc.titleO papel do mercado na legitimação artística e alguns reflexos para histórias da arte em construçãopt_BR
dc.title.alternativeThe role of the market for artistic legitimation and some reflexes for art histories under construction en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001120966pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples