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dc.contributor.advisorMiguel, Letícia Fleck Fadelpt_BR
dc.contributor.authorSochacki, Leonardo Della Giustinapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:09:13Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217382pt_BR
dc.description.abstractAtravés de um software comercial largamente utilizado na indústria para simulação por método dos elementos finitos, a geometria de um veículo industrial é modelada usando o módulo de CAD (computer aided design, projeto assistido por computador) do programa e, através das ferramentas de MEF (método dos elementos finitos), a estrutura do veículo é analisada, comparando os resultados com os encontrados em campo e relatados pela equipe de manutenção responsável pelo reparo do veículo. Através de dados coletados em campo, o consumo de combustível anual é estimado e comparado com outros veículos industriais presentes no parque fabril. Por fim, uma otimização topológica do veículo é realizada visando reduzir a massa da estrutura do veículo analisado. A metodologia mostra ser eficaz, representando o comportamento apresentado em campo e permitindo a análise para redução de massa.pt_BR
dc.description.abstractThrough usage of a commercial finite element method software widely used in the industry, the geometry of an industrial vehicle is modelled using the program’s CAD module and, using MEF tools, the vehicle’s structure is analyzed, comparing the results with those found in the field and reported by the maintenance team responsible for repairing the vehicle. Through data collected in the field, the annual fuel consumption is estimated and compared with other industrial vehicles present in the industrial park. Finally, a topological optimization of the vehicle is performed in order to reduce the mass of the analyzed vehicle structure. The methodology shows to be effective, representing the behavior presented in the field and allowing the analysis for mass reduction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTopology optimizationen
dc.subjectOtimização topológicapt_BR
dc.subjectElementos finitospt_BR
dc.subjectFinite element methoden
dc.subjectIndustrial vehicleen
dc.subjectSiderurgiapt_BR
dc.subjectSiderurgyen
dc.titleOtimização topológica de veículo industrial utilizado na industria siderúrgicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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