Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorCheffe, Marina Alfanopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:09:29Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217397pt_BR
dc.description.abstractO primeiro dos romances completos de Austen, A Abadia de Northanger lembra a Juvenília da autora, em razão de seu tom mais leve e cômico e de seus personagens estereotipados e mais superficiais. Sua narrativa, que tende a parodiar e seguir os romances góticos populares da época, pode ser lida como a jornada de uma personagem, visto que segue Catherine Morland em um caminho de autodescoberta e conhecimento do mundo e das pessoas ao seu redor. Porém, como uma personagem feminina habitando a Inglaterra ficcional do século 19, a autonomia de Catherine é restringida e sua jornada exterior e interior é moldada por sua situação social e histórica. Este trabalho visa analisar o desenvolvimento de Catherine como uma jovem mulher descobrindo o mundo, considerando a discussão de Annis Pratt (1982) sobre a impossibilidade do desenvolvimento feminino em romances desta época, além do debate feminista a respeito do Bildungsroman feminino e sua suposta irrealização devido ao sufocamento do desenvolvimento feminino histórica e literariamente. Deste modo, será observado que, ainda que não seja permitido a Catherine atingir a maioridade de modo satisfatório para os padrões modernos, o romance retrata uma jovem mulher buscando crescimento pessoal e social de uma forma ao mesmo tempo conformista e rebelde em relação aos valores sociais da época.pt_BR
dc.description.abstractThe first of Austen’s main finished novels, Northanger Abbey resembles Austen’s Juvenilia in some ways, from its lighter and more comical tone to its stereotypical, more one-dimensional characters. The story, that tends to parody and borrow from the popular Gothic novels of its time, can be read as a character-driven journey, as it follows Catherine Morland in her road of self-discovery and understanding of the world and the people around her. Yet, as a female character inhabiting fictionalized nineteenth-century England, Catherine’s social and historical situation restricts her autonomy and shapes her exterior and interior journey. This work aims to analyze Catherine’s development as a young woman discovering the world, considering Annis Pratt’s (1982) discussion on the impossibility of female development in novels of this time, as well as the feminist discussion surrounding the Female Bildungsroman and its apparent unattainability due to stifled female development historically and literarily. This way, it will be observed that, although Catherine is not allowed to reach adulthood in a satisfactory way to modern standards, Austen’s novel depicts a young woman striving towards personal and social growth in a way that is both conformist and rebellious in regard to social values of the time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGothic Literatureen
dc.subjectAusten, Jane, 1775-1817. Northanger Abbey : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectFemale Developmenten
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectFemale Bildungsromanen
dc.titleMiss Catherine Morland meets the world : Northanger abbey and the quest for female developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078779pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples